Como limpar os armários da cozinha



Os armários da cozinha estão sujeitos a muitos tipos de sujeira e desgaste, não importa se o mobiliário é feito de madeira, fórmica, aço, mdp ou mdf, porque a gordura, partículas de comida, poeira e umidade podem deixar a parte de dentro e de fora do armário com um aspecto sujo e até embolorado.

Saber como limpar o armário da cozinha é uma parte importante da manutenção da casa, ajuda a manter a aparência brilhante e o aspecto sempre renovado, não só do armário, mas de toda a cozinha.

Geralmente, esse tipo de mobiliário é sensível à umidade. O ideal para limpar os armários de cozinha é usar um pano umedecido com sabão neutro, como detergente de louças e secá-lo bem logo em seguida. Para evitar o acumulo de sujeira, a manutenção deve ser feita semanalmente.

Além disso, se a limpeza de rotina não funcionar, você ainda pode tentar outros produtos eficientes. A maioria dos armários são tratados e impermeabilizados de fábrica, até mesmos os gabinetes de cozinha têm verniz suficiente ou outro revestimento de proteção para que você seja capaz de usar uma leve solução de limpeza.

Aprenda a limpar os armários da cozinha.

Dicas para limpar os armários da cozinha

Para não riscar a superfície, antes de começar, retire o pó e sujidades soltas com pano seco. Se você desejar limpar a parte de dentro do armário, precisará esvaziá-lo completamente, ajudará a enxergar os locais que precisam de mais atenção.

Remova todos os restos de alimentos com a ajuda de um pano ou aspirador de pó, uma vez que os restos de alimentos, especialmente doces, podem facilmente atrair todos os tipos de insetos e também o bolor.

Evitar usar esponja ou pano muito úmido, principalmente em moveis de mdf ou mdp, a água pode penetrar nas fendas do gabinete e inchar. E, por último, mas não menos importante, não se esqueça de limpar os puxadores e as gavetas.

Limpando os armários da cozinha

Detergente e água: Faça uma solução de limpeza usando detergente neutro e água, também pode usar sabão de coco. Misture 1 xícara de detergente para cada 2 xícaras de água morna. Aplique a solução em seus armários, utilizando um pano limpo ou esponja macia, levemente umedecida. Limpe os armários, tomando cuidado para não remover ou riscar o acabamento. Quando terminar, passe um pano umedecido com água para remover o resíduo de sabão e finalize com um pano seco.

Vinagre e água: Use o vinagre para remover a gordura do armário da cozinha, geralmente essa sujidade fica evidente na parte externa do gabinete. Remova a solução com um pano úmido em água e seque logo em seguida.

Bicarbonato de sódio e água: Faça uma pasta usando bicarbonato de sódio e água e remova manchas difíceis do armário. Utilize uma escova de dentes para remover o acúmulo e alcançar os locais de difícil acesso. Seque bem em seguida com a ajuda de um pano macio.

Lustrar e renovar o brilho do armário da cozinha

As mobílias que já foram enceradas precisam ser lustradas periodicamente para que fiquem sempre brilhosas e bem conservadas. Para lustrá-las, você poderá usar cera específica para o seu tipo de mobiliário, deve-se aplicar com flanela ou esponja macia, limpa e seca.

Antes, lembre-se de aplicar o produto escolhido somente quando a superficie estiver seca e limpa.

Armários em MDF /MDP: Não devemos passar produtos abrasivos, para garantir a longevidade do móvel, aplique apenas o suficiente de lustra-móveis a base de silicone e incolor em um pano macio. Agora, basta passar por toda a superfície, procure sempre seguir sempre a própria textura do móvel.

Armários de madeira: Se o armário é de madeira, pode utilizar um lustra-móveis que geralmente encontramos no supermercado. Se preferir, pode usar óleo de peroba que também funciona muito bem para remover gordura e outras sujidades impregnadas.

Armários de metal: Geralmente feito de aço, o armário de cozinha de metal também pode ficar com um aspecto renovado e brilhante, basta aplicar cera do tipo automotiva e, em seguida, lustrar com pano seco e macio.

Dicas e informações adicionais

  • Tal como acontece com todos as dicas de limpeza, certifique-se de testar essas soluções em um local imperceptível, espere algumas horas para certificar-se de que o produto não impacte negativamente nos seus belos armários;
  • Evite usar produtos multiúso ou abrasivos. Eles podem deformar ou até causar descoloração do acabamento;
  • Seja qual for o método para limpar o armário da cozinha escolhido, lembre-se de secar a superfície completamente com outro pano seco e macio logo em seguida;
  • Outras recomendações importantes, para evitar odores, abra de vez em quando as portas e gavetas dos armários. Para que durem por muito tempo, também evite sobrecarregá-los com peso excessivo.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário