Como limpar azulejos



Por ser uma opção durável e pratica o azulejo é um revestimento cerâmico presente na maioria das cozinhas e banheiros, é fácil de limpar, já que esse tipo de piso e revestimento costuma ser lavável e resistente a água, podemos molhar e lavar de vez em quando.

Os azulejos também podem estar presentes em outras áreas da casa que são propensas a umidade, hoje em dia podemos encontrar vários tipos de acabamentos diferentes, criando um ambiente confortável e descontraído.

O resíduo de água, espuma de sabão e resíduos de gordura que se acumula sobre o azulejo exigem uma limpeza mais apurada, áreas de preparação de alimentos e cuidados pessoais precisam ser limpos periodicamente.

É possivel utilizar diferentes opções de produtos caseiros para fazer o trabalho e ajudar a remover a sujeira impregnada sem a necessidade de utilizar um produto para limpeza específico, logo abaixo podemos acompanhar um passo a passo sobre como limpar azulejos da cozinha, banheiro e de outros locais onde haja esse necessidade.

Artigo sobre como limpar azulejos.

O primeiro passo é remover todos os itens que podem acabar atrapalhando durante a limpeza dos azulejos, produtos de higiene pessoal, decoração e da cozinha podem ser retirados ou guardados em um local apropriado, deixar a superfície e o local livre deve facilitar e tornar a limpeza mais fácil e rápida. Aproveite a oportunidade para fazer uma limpa e retirar tudo aquilo que já não é mais utilizado.

Para diferentes tipos de sujidades e manchas, utensílios domésticos simples, como vinagre, detergente neutro ou bicarbonato de sódio pode proporcionar a mais eficiente limpeza sem a necessidade de gastar muito tempo e dinheiro, comece fazendo a limpeza mais simples do azulejo utilizando um aspirador de pó ou vassoura macia para remover a poeira, sujeira solta e outras sujidades menos incrustadas.

Limpando os azulejos do banheiro.

Lavagens periódicas dos azulejos

Limpar periodicamente os azulejos da cozinha ou banheiro pode ajudar a evitar acumulações de sujidades impregnadas.

  • Para uma manutenção periódica podemos utilizar apenas detergente neutro e água, também é possivel utilizar um detergente clorado.
  • Encha dois baldes com água morna, o primeiro será usado para lavar o azulejo, adicione e misture o detergente até formar uma espuma consistente.
  • O segundo balde será usado para enxaguar e lavar a esponja macia que será utilizada para proceder com a limpeza.
  • Em seguida, remova qualquer resquício de sabão, depois que tudo estiver limpo, seque para evitar o acumulo de sujidades.

Limpando os azulejos encardidos

Se os azulejos estão muito sujos, podemos utilizar um limpador caseiro que apresenta bons resultados, o vinagre e o bicarbonato de sódio são realmente bons desengordurantes e podemos utiliza-los juntos ou separadamente, não limpa apenas a superfície, mas também desinfeta e ajuda a retirar manchas, gorduras e outros tipos de sujeira que teimam em não sair.

  • O vinagre diluído em água pode ser usado para limpar azulejos, basta adicionar 1/4 de xícara de vinagre branco em um balde contendo aproximadamente 4 litros de água morna.
  • Passar sobre o revestimento com a ajuda de uma esponja, deixe agir por uns dez minutos, aproveitar o vapor depois do banho para limpar os azulejos do banheiro.
  • Podemos utilizar o bicarbonato de sódio para aumentar o poder de limpeza e ajudar a retirar sujidades sobre o rejunte, faça uma mistura de bicarbonato de sódio e água morna, até formar uma pasta consistente, passe no local onde o rejunte esta encardido com a ajuda de uma escova de dentes velha ou nova, adquirida somente para limpar a casa.
  • Enxágue toda a área utilizando uma esponja umedecida na água, esfregue o piso ou o revestimento de azulejo com água limpa, ideal para retirar qualquer resquício do produto de limpeza.
  • Seque em seguida com a ajuda de uma pano macio, limpo e que não solte fiapos.

Podemos utilizar também um removedor, produto de limpeza para uso doméstico, que pode ser encontrado no mercado, ajuda a limpar, desinfetar e retirar manchas de gordura dos azulejos da cozinha e banheiro.

  • Antes de lavar o azulejo com água e detergente neutro, passe um pano que não solte fiapos umedecido com o removedor, leia as recomendações de limpeza no rotulo do produto.
  • Em seguida lave com água e detergente neutro, enxague e seque.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

2 Comentários para “Como limpar azulejos”

  1. Eliana disse:

    A minha casa acabou de ser construida. No banheiro ficou com vazamento no registro durante a obra e acabou criando marcas e crostas da água parada, já tentei retirar com agua sanitária e bicarbonato, não resolveu. Tem também algumas marcas de ferrugem das latas de tintas que os profissionais deixaram no chão. Por favor, me ajude.

    • admin disse:

      Oi Eliane, para retirar a ferrugem do azulejo, você pode tentar utilizar uma mistura de sal grosso e vinagre, é só misturar e, com uma esponja, esfregar a ferrugem. Quando estiver terminado, lave completamente com água, espero ter ajudado.

Deixe um Comentário