Como limpar o banheiro



Deixar o banheiro sempre em perfeitas condições não precisa ser uma tarefa demorada, sabendo como fazer a limpeza corretamente e utilizando os produtos adequados é possível fazer todo o trabalho com pouco esforço.

Para manter em perfeitas condições, pelo menos uma vez por semana, o banheiro precisa de uma limpeza completa. Desencardir os azulejos, rejuntes, box e vaso sanitário não é difícil, podemos utilizar produtos específicos ou lavar com materiais simples e domésticos.

Nesta matéria deixaremos algumas dicas e truques para quem deseja aprender como limpar o banheiro corretamente e rápido, deixando tudo brilhante e cheiroso, mesmo que o que o toalete da casa esteja muito sujo ou encardido.

Banheiro limpo e organizado.

Banheiro limpo e organizado.

Instruções

Antes de começar, remova todos os objetos do lavado e todos os itens das prateleiras também. Por exemplo, retire o tapete de banho, papel higiênico, sabonete, escovas de dente, toalhas e cesto de roupa suja. Esvaziar a lixeira e aproveitar para mudar os sacos de lixo.

A tarefa será mais simples se tudo estiver organizado desde o início.

E mesmo que perca alguns minutos com os preparativos, eventualmente, você vai ganhar tempo e tranquilidade depois. Separe os objetos e produtos que serão usados: luvas, panos de microfibra, rodo, vassoura, escova sanitária, esponja de limpeza, vinagre, bicarbonato, limão, desinfetante multiuso e alvejante.

Embora seja mais eficiente ir limpando por partes, os pisos e paredes devem ser lavados no final e apenas depois de ter sido varrido ou aspirado. Além de não ficar escorregadio, você não terá o trabalho de limpá-los novamente. Por fim, durante a faxina no banheiro, o mais aconselhável é que você use luvas para manusear o vaso e outros locais sujos ou mofados.

Vaso parte interna e externa:

Use uma escova de cerdas duras ou espoja e um desinfetante multiuso para limpar o vaso sanitário. Para remover manchas, faça uma mistura de partes iguais de bicarbonato e vinagre branco até formar uma pasta consistente. Aplique na superfície embolorada ou manchada, deixe por aproximadamente 20 minutos, esfregue com uma escovinha e retire o excesso com pano úmido. O mesmo deve ser feito no assento e na tampa, seque tudo com um pano seco.

A parte interna do vaso também pode ser limpa com a solução caseira, o que também permite desinfetar e remover odores desagradáveis. Adicione 2 partes de água para uma colher de sopa de bicarbonato e uma parte de vinagre em um balde, misture até formar espuma e jogue no vaso sanitário, deixe por alguns minutos e esfregue com a escovinha para alcançar os locais de difícil acesso. Quando terminar, de descarga, jogue um balde de água quente, esfregue novamente e pronto. Se desejar, pode colocar desinfetante ou água sanitária, deixando a solução de molho por 10 minutos.

Leia também: como limpar a caixa acoplada do vaso sanitário.

Lavar box do banheiro:

A maneira mais eficiente de remover manchas e desengordurar o box do banheiro é com a utilização de produtos simples. Lave tudo com água morna e detergente. Depois, adicione em uma tigela uma xícara de água morna e uma de vinagre e, em seguida, adicione duas colheres de sabão em pó e duas de bicarbonato de sódio.

Aplique a mistura em todo o vidro do box, utilizando o lado macio da esponja, enquanto a mistura ainda estiver morna. Depois disso, deixe agir por alguns minutos e enxague logo em seguida. Seque com um pano macio e que não solte fiapos. Para preservar a aparência, poderá passar uma fina camada de lustra-móveis.

Limpeza do ralo

Seja o do chão do chuveiro, seja o da pia, além de desentupir e tirar as sujidades, poderá utilizar uma receita simples para fazer a limpeza dos ralos do banheiro. Em primeiro lugar, retire a grelha e adicione meio copo de bicarbonato de sódio no ralo, e após isso adicione uma xícara de vinagre branco já misturado com o suco de um limão espremido, despeje a mistura. Aguarde por mais alguns minutos e adicione um balde  de água quente no ralo. Pronto, poderá manter seu ralo limpo facilmente.

Pia:

Se a pia do banheiro está amarelada ou encardida jogue um pouco de bicarbonato no local afetado, use uma bucha com vinagre e água morna para finalizar. Para tirar sujeirinhas teimosas ou de locais difíceis, utilize uma escova de dentes que você não usa mais, lembre-se de passar nas frestas, parte inferior e cantos da pia.

Além de utilizar detergente neutro e água, a torneira pode ser limpa com um limão, basta esfregar diretamente meio limão nas torneiras com manchas de água ou com sujeiras impregnadas. Para restaurar o brilho, poderá passar levemente uma esponja de aço. Lembre-se de passar suavemente para evitar de riscar o cromado das peças. Se precisa remover o enferrujado, pode acompanhar a matéria que já escrevemos sobre como tirar ferrugem de peças cromadas.

Bancadas:

Se a bancada de cerâmica, granito ou mármore precisa de cuidados, não use produtos abrasivos. Passe um pano umedecido em água com sabão neutro e depois enxágue.

Bancadas em vidro, em madeira ou em acrílico também precisam de cuidados adicionais, utilize sempre o produto indicado pelo fabricante ou detergente neutro em um pano levemente umedecido, seque bem em seguida.

Em todo caso, para remover diferentes tipos de manchas, deve-se fazer uma pasta de bicarbonato de sódio com algumas gotas de água e passar no local manchado, deixando agir por alguns minutos.

Teto:

Por estar em constante umidade, com o decorrer do tempo o teto do banheiro pode ficar embolorado facilmente. Embora seja possível pintar toda a superfície e, utilizando um material apropriado para locais úmidos, você também poderá seguir a dica que já escrevemos sobre como limpar paredes mofadas.

Azulejos e rejuntes:

Para tirar mofo e encardido dos azulejos e dos rejuntes, lave toda a superfície com água morna e detergente e, em seguida, utilize um produto de limpeza clorado para tirar a gordura e sujeira. Em geral, o produto também limpa os rejuntes mofados do banheiro, permitindo recuperar o brilho. Se ainda existem sujidades, poderá passar água sanitária para desencardir o azulejo do banheiro, utilize um esfregão para locais grandes e uma escova de dentes para alcançar os cantinhos.

Espelho:

Depois de retirar toda a poeira acumulada, utilize um limpador de vidro para remover toda a sujeira, gotas de água secas e manchas de gordura. Se a dica não funcionou ou deseja conhecer outro procedimento, pode limpar o espelho do banheiro com uma mistura de álcool de limpeza e água, passe delicadamente por toda a superfície com a ajuda de um pano de microfibra, tomando cuidado para não passar o pano nas molduras. Para finalizar, passe um paninho umedecido em água e com algumas gotinhas de detergente neutro nas molduras, seque bem em seguida.

Chuveiro

O chuveiro não é um item que precisa de manutenção constante, mas com o decorrer do tempo os furinhos da ducha ou do chuveiro vão se entupindo. Se deseja fazer a manutenção, pode aprender como limpar os furinhos entupidos do chuveiro.

Primeiro, remova o cabeçal do chuveiro e adicione o item em um recipiente com suco de meio limão, meio copo de vinagre branco e uma tigela com um pouco de água. Deixe de molho por uma hora. Para finalizar, utilize um arame fininho para tirar as sujidades dos pequenos orifícios e, em seguida, enxague, seque e coloque novamente a peça no chuveiro.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário