Como limpar baquelite



A baquelite é uma resina sintética semelhante ao plástico, bastante durável e resistente. Por causa das suas propriedades de isolamento e resistência ao calor, foi amplamente usada para a fabricação de muitos objetos.

Telefones, rádios, puxadores e interruptores eram comumente fabricados com o material. Embora ainda seja usada para a fabricação de diferentes itens, como, por exemplo, bijuterias e cabos de panela, muitas peças antigas de baquelite ainda podem ser encontradas e são até muito apreciadas por colecionadores.

Para evitar de estragar o acabamento brilhante e característico, restaurar ou limpar baquelite pode exigir um pouco de tempo. Durante a manutenção, deve-se evitar de utilizar produtos abrasivos de limpeza, porque poderá riscar ou até danificar a peça.

As dicas seguintes irão ajudá-lo a limpar objetos de baquelite. Seja uma peça antiga ou nova, aprenda como remover sujeiras e restaurar o brilho sem muito esforço ao dar um bom polimento no material.

Baquelite

Limpando a Baquelite

Antes de começar, ao remover a poeira e sujeira solta antes da limpeza, iremos nos certificar de evitar de arranhar a peça. Então, remova qualquer sujidade solta com a ajuda de uma flanela macia.

Agora, aplique uma pequena quantidade de detergente neutro em um pano umedecido em água. Faça a limpeza do objeto e seque-o bem em seguida.

Quando a baquelite estiver limpa e seca, poderá utilizar um polidor de metais para remover sujidades impregnadas o que também ajudará a restaurar o brilho.

Aplique uma pequena quantidade do polidor de metal em um pano limpo e, em seguida, limpe a baquelite fazendo movimentos circulares, sempre esfregando suavemente a peça.

Já com as sujidades persistentes removidas, faça o restante do polimento da baquelite com a ajuda de outro pano. Repita conforme for necessário. Baquelite que nunca foi limpa ou com bastante sujeira acumulada pode exigir mais do que uma limpeza.

Se você deseja deixar a baquelite ainda mais brilhante, pode polir com pano seco, aplicando cera do tipo automobilística.

Telefone de baquelite.

Dicas e informações adicionais

  • Ao utilizar um produto de limpeza, sempre siga as recomendações e instruções de uso presente na embalagem;
  • Muitos colecionadores preferem conservar a baquelite antiga no estado em que ela se encontra, inclusive mantendo a sujidades ocasionadas pelo tempo, ao limpar o material, também poderá remover parte da sua história, o que poderá desvalorizá-la.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário