Como limpar e branquear tecido de renda



Nos tempos mais antigos era muito comum usar rendas ao fazer roupas, sendo bastante comum colocar rendas nas bordas das toalhas, nas bordas de um vestido e até mesmo em peças decorativas.

Hoje em dia, a renda também é usada, mas sobretudo nas roupas femininas. Além disso, existem diferentes tipos de rendas e cada um deve receber cuidados especiais.

A renda branca pode amarelar com o tempo se ficar guardada em armários por longos períodos de tempo. As roupas com renda branca costumam apresentar manchas amareladas. Você pode renovar esses itens e deixá-los brancos novamente, deixando-os como novos.

Como limpar e clarear tecido de renda.

Lavar renda e outros tecidos delicados

Para saber como cuidar de tecidos de rendas, você pode começar usando um sabão suave e de alta qualidade durante a lavagem. Para rendas, é recomendável não usar a máquina de lavar roupa, mesmo que seja no ciclo suave.

Lave o tecido suavemente, utilizando a água com sabão uniformemente sobre o tecido e deixe o item de molho por cerca de 30 minutos. Enxágue bem quando terminar e pressione suavemente o tecido para tirar o excesso de água.

Deixe secar naturalmente e na sombra, de preferência na posição horizontal. Evite colocar rendas no secador ou passá-las, pois pode danificar ou até queimar as fibras delicadas.

Uma dica para retirar o amarelado de roupas que ficaram guardadas por muito tempo antes da lavagem e deixá-las de molho por alguns minutos em leite gelado. Em seguida, lave-as bem e estarão branquinhas de novo.

Limpar e branquear tecidos de renda

Em seguida, será possível conhecer alguns truques caseiros para limpar e branquear rendas. Você deve fazer a limpeza com cuidado, pois é uma peça muito delicada.

Primeiro, faça uma solução de limpeza ao utilizar  1/4 de bicarbonato de sódio para cada colher de sopa de sabão líquido para roupas delicadas e 8 xícaras de água em uma panela grande.

Deixe a mistura entrar em ebulição e quando terminar, remova a panela. Pegue seus itens de renda amarelados e deixe-os de molho por pelo menos meia hora na mistura. Quando terminar, tire a roupa e não aperte as peças para não danificá-las.

Coloque o item em uma bacia ou pia limpa e enxague bem até remover todas as sujidades. Coloque as peças sobre uma toalha macia e branca para não soltar tinta no tecido. Fazendo isso, podemos utilizar a toalha para absorver a umidade.

Dica caseira para lavar renda

Para lavar o tecido de renda podemos utilizar um truque caseiro que apresenta bons resultados ao fazer isso com água fria e água de arroz.

Depois de cozinhar o arroz, podemos utilizar a água deixada pelo arroz cozido para a nossa limpeza. Você deve mergulhar a renda na água de arroz e deixá-la por alguns minutos. Em seguida, lave a roupa com água fria. Tenha em mente que a água do arroz deve estar fria também.

Para branquear: água e sal

Coloque um pouco de sal em água fria e misture bem. Coloque o tecido de renda na solução e deixe por um minuto. Finalmente, lave com água fria e pronto agora é só verificar como ficou branquinha a renda.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário