Como limpar uma cadeira de escritório



A cadeira de escritório é um mobiliário que precisa resistir a desgaste constante. O peso contínuo e o movimento que o acento suporta pode fazer com que as coisas se soltem. Além disso, pode acumular sujeira com o decorrer do tempo interferindo não só em seu aspecto mais também o quão bem a cadeira funciona.

Existem diferentes formas e tamanhos de cadeiras de escritório. Algumas são maiores, outras são menores, algumas têm rodinhas, outras não. Algumas são revestidas de couro e algumas têm revestimento em tecido sintético. No entanto, elas têm muitas coisas em comum.

Além de limpeza a cadeira precisa de manutenção periódica, seguir as instruções do fabricante é um passo importante para manter o item sempre em perfeitas condições. Acompanhe o passo a passo que preparamos e aprenda como limpar uma cadeira de escritório passo a passo.

Como limpar cadeiras de escritório.

Instruções

Antes de começar a seguir os diferentes métodos de limpeza, que podem ser seguidos de acordo com o material e acabamento da cadeira de escritório, tenha em mente que em todos os casos há algumas dicas simples que você sempre pode seguir:

Manchas recentes são mais simples de serem removidas. Por isso, procure limpá-las o mais rápido possível. Aspire o revestimento da cadeira uma vez por semana e evite que a poeira se acumule nas fibras do tecido.

Ao iniciar qualquer método de limpeza, certifique-se de testar uma área pequena e discreta primeiro e, em seguida, dependendo do resultado, passar para a higienização completa.

Siga sempre as instruções do fabricante e dos produtos indicados para limpar estofados que você escolher usar. Procure seguir as orientações da etiqueta de cuidados, dependendo das instruções de lavagem, poderá lavar o tecido com água ou precisará fazer o procedimento à seco

Manter uma cadeira de escritório limpa

Se a cadeira nunca foi limpa, poderá encontrar muita poeira espalhada pelo estofamento. Utilize um aspirador de pó, de preferência com uma ponta de escova macia, e comece a aspirá-la de cima para baixo. Se a sua cadeira é feita de revestimento de tecido, você precisará passar vagarosamente por toda a superfície, já que as sujidades podem estar impregnadas nas fibras.

É preciso fazer isso pelo menos uma vez por semana. Se menos pó acumular você não precisará perder tanto tempo limpando a cadeira de escritório. Para protegê-la ainda mais, poderá utilizar uma capa protetora para evitar poeira e outros resíduos. Além disso, pode passar um limpa estofados spray pelo menos uma vez por ano.

Agora, depois de remover todas as sujidades soltas, é hora de tirar as manchas da cadeira de escritório. Utilize água e detergente neutro e um pano de microfibra levemente umedecido na solução e espalhe pelo revestimento do assento e encosto, tomando cuidado para não encharcar o material, pois o acumulo de água estará sujeito a causar mofo. Quando terminar, use uma escova de cerdas macias para esfregar o local suavemente e depois seque bem toda a superfície com a ajuda de um pano seco e que não solte fiapos.

Para tirar manchas persistentes, faça uma solução de vinagre e água em proporções iguais, adicione detergente neutro para ajudar a amolecer as manchas mais teimosas. Utilize uma escovinha levemente umedecida na solução para espalhar e passar por toda a superfície, seque logo em seguida.

Por último, é hora de limpar a parte central, apoios para os braços e as rodinhas da cadeira. Um pano seco será suficiente para remover a maioria da sujeira. Use alguma solução de limpeza multiuso sobre o pano se os componentes também são manchados. Lembre-se de secar logo em seguida. Se as rodas são muito sujas, coloque um pano macio no chão e vire a cadeira para baixo, utilize uma lata de ar comprimido, aspirador de pó ou utilize algum objeto que lhe permita alcançar e remover toda a sujeira.

A fim de manter a cadeira limpa e totalmente funcional, lembre-se de repetir o procedimento pelo menos a cada 6 meses. E agora que terminou, não se esqueça de apertar todos parafusos soltos e de lubrificar as peças móveis. Para realçar as características das peças plásticas, também pode ser utilizado, em pequena quantidade, o silicone líquido do tipo automotivo com a ajuda de um pano seco.

Ao seguir estas etapas regularmente, podemos evitar de ter uma cadeira suja novamente. Como alternativa, também pode consultar uma empresa profissional de limpeza de escritório.

Como limpar uma cadeira de escritório de couro

Se você tem uma cadeira de couro de escritório, o procedimento é um pouco diferente do utilizado para limpar cadeiras revestidas em tecido. O ideal é não utilizar água durante o processo, pois pode manchar e até descolorir o material de maneira irreversível. Em vez disso, utilize um limpador de couro para remover as sujidades, amaciar e hidratar o material, devolvendo o aspecto original da mobilia. Se deseja conhecer mais dicas e truques sobre o assunto, também pode se interessar em acompanhar a matéria que já escrevemos sobre a correta limpeza do couro.

Dicas e informações adicionais

Procure não alvejar ou utilizar produtos abrasivos durante o procedimento para não riscar ou danificar os matérias da cadeira.

Se deseja evitar a transferência de fibras e formação de bolinhas na cadeira, evite utilizar pano de tecido para limpeza, substituindo por uma pano de microfibra.

Uma cadeira cromada pode ser restaurada com a ajuda de um pano umedecido em água e detergente neutro, esfregue todas as imperfeições e seque em seguida, se não funcionar, poderá ser necessário usar um polidor de metais. Além disso, pode acompanhar o tutorial de como remover oxidações de superfícies cromadas.

Para acelerar na secagem, algumas pessoas optam por utilizar um secador de cabelo para secar rapidamente o tecido que foi lavado. Contudo, para evitar de danificar o material, a melhor opção sempre será deixar secar naturalmente. Para ajudar durante esse processo de secagem, permita que o ar circule abrindo as portas e janelas do ambiente.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário