Como limpar cadeiras de tecido



As cadeiras de tecido são objetos agradáveis e bastante confortáveis para se ter em casa.

No entanto, às vezes elas podem manchar sendo que essa sujeira pode ser difícil de limpar. Embora seja possível tirar toda a sujeira com o auxilio de um limpa estofados convencional, também podemos fazer isso com produtos domésticos.

Acompanhe a matéria que preparamos e conheça algumas dicas eficazes e econômicas para fazer a limpeza da cadeira de tecido.

Como limpar uma cadeira de tecido.

Leia também: como limpar cadeira de escritório.

Como limpar cadeiras estofadas de acordo com a etiqueta?

Em primeiro lugar, para limpar cadeiras estofadas a primeira coisa que você deve considerar é o tipo de tecido que o revestimento da cadeira é feita. Portanto, o recomendável é verificar as recomendações de lavagem da cadeira, sendo que o fabricante já conhece a sensibilidade do tecido.

  • Símbolo W: Quando precisamos limpar cadeiras de tecido com o símbolo W, significa que estão prontas para uma limpeza úmida, sendo permitido limpar o revestido com um pouco de água ou até com alguns limpadores de estofados.
  • Símbolo X: São os tecidos mais delicados, quando encontramos o sinal em um símbolo de lavagem só podemos aspirar ou lavar as cadeiras estofadas a seco.

Quando não é possível encontrar o símbolo da etiqueta, o recomendável é que você consulte o fabricante ou tente limpar uma pequena área, que não seja muito visível primeiro.

Como deve ser feita a limpeza das cadeiras de tecido?

Podemos começar com o procedimento mais simples, fazendo um mistura de meia xícara de chá de vinagre, meia xícara de chá de água morna e apenas uma colher de sopa de detergente neutro. Misture bem até formar espuma e passe sobre a sujeira com a ajuda de uma escova de cerdas macias. Agora, deixe por cerca de 20 minutos e depois passe uma flanela com água morna, enxugue o tecido e pronto.

Limpeza profunda

É possível limpar cadeiras de tecido com bicarbonato de sódio e vinagre, sendo que o produto é uma solução muito eficaz para tirar manchas impregnadas e pode ser feita de várias formas: a seco ou com uma mistura de água. Aqui estão os passos a seguir:

Primeiro você deve remover todas as sujidades soltas ou aspirar toda a poeira sobre a sua cadeira.

Agora, o bicarbonato de sódio precisará ser dissolvido em água. A proporção deve ser de cada meio litro de água para duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, adicione meio copo de vinagre. Fazendo isso é possível criar um abrasivo suave e neutralizador de odores.

Passe a solução com a ajuda de um pano umedecido e deixe durante alguns minutos, em seguida, esfregue a superfície com uma escova de lavanderia até que a mancha seja removida.

Em seguida, você deve remover a solução com uma flanela úmida em água, de preferência branca para manter o tecido limpo e sem manchas.  Por fim, seque com um pano e depois deixe secar em local ventilado e poderá conferir os bons resultados.

Limpeza das cadeiras de tecido a seco

Se você já se perguntou como limpo cadeiras de tecido a seco, é muito simples. Só precisamos de bicarbonato de sódio para polvilhar sobre todo o estofamento da cadeira. Depois de fazer isso, deixe o produto por algumas horas. Então, para removê-lo, poderá utilizar várias opções, sendo possível remover o pó de bicarbonato de sódio com um aspirador, mas se você não tem o aparelho, também pode conseguir isso com uma escova.

Se as manchas não desaparecem pode misturar bicarbonato de sódio com vinagre ou suco de limão até que se forme uma pasta consistente. Deixe essa solução agir sobre os estofos da cadeira por alguns minutos, sem encharcar muito o tecido. Quando terminar, poderá remover com um pano.

Remover manchas persistentes

Como limpar cadeiras estofadas com manchas difíceis?

Um dos produtos de limpeza de cadeiras de tecido mais utilizados é o sal, sendo que o sal é muito útil para remoção de manchas, para branqueamento e higienização de tecidos naturais.

Para melhores resultados, também pode fazer a mistura com outros produtos que permitem recuperar a cor, como o vinagre ou suco de limão o que permite limpar diferentes tipos de tecidos sem danificá-los. Além disso, você também pode misturar os produtos com um pouco de água antes de aplicá-lo na área afetada.

Como alternativa aos produtos mencionados, podemos conseguir bons resultados utilizando amido de milho e um pouco de água morna o que funciona melhor para tirar manchas úmidas. Para conseguir isso, só precisamos fazer uma mistura até que se forme uma pasta e passar sobre o local manchado. Seque com um pano e pronto.

Dicas e informações adicionais

Não use muita água. Tenha muito cuidado para não saturar o material quando limpa o estofamento. Utilizar muita água pode deixar manchas de água, ou dependendo do material, fazer com que o tecido encolha ou estrague com o tempo.

Caso exista partes metálicas, precisará secar com um pano macio para evitar o surgimento de ferrugem. No caso de ser de MDF, precisamos evitar de molhá-las, passando o produto somente no tecido.

Seguindo as dicas apresentadas, podemos deixar não só a cadeira mas todos os nossos mobiliários de tecido com aparência de novo e sem muito esforço. Se a cadeira é uma peça muito antiga ou bastante cara, também pode consultar um profissional antes de tentar limpá-la.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário