Como limpar uma chaleira de inox



Lavar a sua chaleira de aço inox regularmente com água e detergente vai ajudar a mantê-la sempre limpa, mas isso pode não ser o suficiente para remover manchas difíceis e mau cheiro.

Embora seja um material bastante resistente, o aço inoxidável é um metal relativamente delicado e, se você usar produtos ou utensílios abrasivos para limpeza, poderá riscar ou manchar a superfície facilmente.

Além de poder utilizar pastas para polir e remover manchas de aço inoxidável, utilizando alguns produtos domésticos simples, você poderá limpar uma chaleira de inox queimada ou manchada facilmente.

Como limpar uma chaleira de inox.

Instruções

Lave a chaleira de aço inoxidável utilizando um pano macio embebido em água quente com algumas gotas de detergente de lavar louça.

Para que se mantenha com o brilho e aspecto de novo, enxágue o produto com água quente e seque-o logo em seguida, vai ajudar a evitar manchas de água na superfície e interior da chaleira.

Não use produtos ásperos ou abrasivos, limpe o aço inoxidável utilizando objetos macios, ou então o revestimento poderá riscar.

Limpar o interior da chaleira inox

Encha a chaleira o suficiente para remover as sujidades encrostadas com uma parte de água e uma parte de vinagre e, em seguida, despeje uma xícara de bicarbonato de sódio.

Aqueça a água até entrar em ebulição e depois deixe-a de molho por pelo menos 15 minutos, para que a água arrefeça, também vai ajudar a soltar as sujidades do fundo.

Com uma escova de limpeza comprida, escova para mamadeira ou outro produto semelhante e não abrasivo, esfregue suavemente o interior da chaleira. Tenha cuidado para não encostar na água que ainda poderá estar quente.

Se as manchas ainda permanecerem no interior, jogue a maior parte da água fora, deixando apenas uma pequena quantidade no fundo.

Despeje mais um pouco de bicarbonato de sódio e vinagre. Misture até formar uma pasta e continue a lavagem, o produto irá funcionar como um abrasivo suave para ajudar a esfregar as manchas.

Já com as manchas removidas, lave normalmente com água morna e detergente neutro. Enxágue abundantemente com água limpa e depois seque com um pano macio.

Limpar o exterior da chaleira de inox

Utilizando um recipiente apropriado, faça uma pasta com 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e água. Misture a pasta até que ela fique consistente.

Aplicar a pasta no lado de fora da chaleira de inox com a ajuda de um pano macio ou esponja macia. Para evitar marcas, procure seguir as linhas do metal. Preste especial atenção a quaisquer áreas com marcas sujas ou de queimados, que geralmente ficam na parte de baixo da chaleira.

Se precisar remover algum alimento grudado, utilize uma espatula plástica. Se a mistura não ajudar a tirar o queimado completamente, umedeça um pano limpo em vinagre  e, em seguida, esfregue na superfície da chaleira, o procedimento também vai ajudar a remover o resíduo do produto utilizado.

Lave-a normalmente com água morna e detergente de louça. Enxágue com água e depois seque com um pano macio. Se desejar restaurar o brilho e também remover pequenas marcas sobre a superfície, lustre a chaleira de inox com óleo de bebê em um pano macio e seco, quando terminar, seque com uma toalha seca.

Dicas e informações adicionais

Chaleiras de inox, geralmente possuem acessórios, como, por exemplo, cabo, apito e pegador que são feitos de um material resistente ao calor. Se desejar aprender como conservá-los adequadamente, poderá acompanhar a matéria que já escrevemos sobre como limpar baquelite.

Ao utilizar a maquina de lavar louças, deve-se retirá-la logo que tenha terminado de enxaguar, para que a mesma seja secada manualmente.

Para finalizar, verifique e, se necessário, desobstrua e limpe o apito da chaleira com a ajuda de um objeto fino e macio.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário