Como limpar chapas de preparar lanches



Chapas para fazer lanches são equipamentos indispensáveis e utilizados em muitas lanchonetes, restaurantes e cozinhas industrias, servem para preparar variadas receitas com maior agilidade e facilidade.

A peça é geralmente feita de aço inoxidável, mas também pode ser feita de ferro fundido e possuir uma camada protetora antiaderente. Além de manter a temperatura ideal para a preparação de lanches e outros alimentos, quando estão em perfeitas condições, as chapas são muito mais úteis, fáceis de usar e limpar.

Embora existam diferentes tipos, como, por exemplo, a elétrica, para fogão ou a gás, manter o equipamento sempre em perfeitas condições requer apenas alguns cuidados básicos. O ideal é limpar a chapa de lanches logo depois de utilizá-la, assim a gordura e sujidades não terão tempo para se impregnarem sobre a superfície.

Chapa de preparar lanches.

Instruções

Para limpar uma chapa de lanches, você pode utilizar um produto industrializado, conhecido como limpador de chapas, ou utilizar produtos simples e domésticos: gelo, toalhas de papel, esponja, água, sal, detergente neutro de lavar louça, vinagre e limão.

Durante a manutenção, desligue a chapa. Se o seu modelo é elétrico, remova o plugue de alimentação da corrente de energia. Com a superfície ainda quente e evitando o vapor, coloque um pouco de gelo ou água gelada sobre a chapa, a diferença de temperatura provocará o desprendimento dos restos de comida da superfície. Agora, utilize um papel de cozinha para remover a sujeira.

Use uma espátula para raspar a sujeira persistente e remover a gordura. Se a superfície é antiaderente, utilize uma espatula plástica não abrasiva. Agora, você pode fazer a limpeza da chapa com a ajuda de uma esponja úmida com sabão e detergente neutro. Depois, remova o excesso com um pano umedecido em água, quando terminar seque com toalhas de papel.

Depois de remover qualquer resíduo, oleosidade ou sujeira encardida. Podemos terminar a limpeza com a ajuda de um pouco de suco de limão ou vinagre, além de ajudar a soltar a ferrugem e a sujeira mais persistente, também ajuda a evitar a transferência de sabor. Quando terminar, basta enxaguar com água.

Para finalizar, prepare uma pasta de água e sal e, em seguida, esfregue a mistura suavemente onde ainda existirem sujeiras. Em seguida, seque com papel toalha.

Agora, sempre limpe a chapa depois de usá-la. Seque bem a superfície com uma toalha para evitar o acúmulo de poeira, cubra-a sempre que não for utilizá-la, isto a protegerá contra a oxidação e umidade que pode estar presente no ambiente.

Dicas e informações

Se existem sujidades e gorduras impregnadas, use vinagre ou limão para remover os restos de comida facilmente. Aplique sobre a chapa ainda morna e, em seguida, aguarde alguns minutos. Passe um papel toalha e verá que a sujeira se solta com facilidade.

Com o passar do tempo a superfície da chapa pode enferrujar, a manutenção da chapa de lanche deve ser feita com um pouco de óleo de cozinha, depois de devidamente higienizada, aplique um pouco de óleo com a ajuda de um guardanapo sobre a superfície da placa.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário