Como limpar cobre



Neste artigo trataremos de aprender como limpar cobre, conheça algumas dicas caseiras e simples de serem seguidas, veja como é possível devolver o brilho característico do metal, sem riscá-lo ou danificá-lo, utilizando produtos domésticos, baratos e fáceis de serem encontrados.

O cobre, bronze e o latão podem ser difíceis de se diferenciar, se você souber exatamente o que você está querendo limpar, entender do que cada material é exatamente constituído, o processo de realizar uma limpeza correta e rápida torna-se muito mais fácil.

O cobre é considerado um metal nobre, é muito resistente e possui uma coloração avermelhada e um pouco alaranjada, não enferruja facilmente, mas que ocasionalmente pode manchar e perder a sua coloração original. Com o decorrer do tempo pode desenvolver uma coloração esverdeada, devido à oxidação, que também é conhecida como patina.

Artigo sobre como limpar cobre.

É um metal muito resistente e fácil de cuidar, por ser amplamente utilizado e mesmo que não seja necessário, existem produtos de limpeza específicos para polir o cobre disponíveis no mercado, podemos realizar a limpeza do cobre escurecido utilizando estes polidores, basta ler as instruções do fabricante, geralmente é só passar o produto com a ajuda de um pano macio e que não solte fiapos sobre o metal para depois lustrá-lo com um paninho macio e limpo.

Como fazer a limpeza do cobre.

Manter objetos de cobre sempre em perfeitas condições vai reduzir a necessidade de realizar uma limpeza aprofundada do metal, evite o acúmulo de sujidades e de poeira utilizando um pano macio ou espanador de pó. A maneira mais fácil de evitar a oxidação e escurecimento do metal é limpá-lo regularmente, ideal para manter o brilho por muito mais tempo.

Podemos lavar peças e objetos de cobre facilmente com detergente neutro e água, evite utilizar produtos de limpeza abrasivos, estes podem danificar e retirar o brilho característico do metal.

Panelas, pratos, tachos e outras peças de cobre que utilizamos na cozinha devem ser lavadas depois de adquiridas e utilizadas, podem ser limpas facilmente, utilize algumas gotas de detergente neutro e lave normalmente com água morna.

Como limpar cobre com limão ou vinagre.

Devolver o brilho do cobre, restaurar a coloração original que normalmente pode se perde com a oxidação que ocorre com o passar do tempo é possível seguindo apenas algumas dicas caseiras, pode ser mais econômico e apresentar resultados satisfatórios.

  • Esprema aproximadamente 3 limões em um recipiente apropriado e faça uma misture com 3 colheres de sal de cozinha. Você utilizará a própria metade cortada do limão para proceder com a limpeza, passe a metade do limão na solução e proceda com a limpeza no objeto de cobre. Para uma limpeza mais aprofundada, utilize mais um limão ao meio com uma quantidade razoável de sal de cozinha.
  • Podemos substituir o limão por vinagre, neste casos utilize uma xícara de vinagre e faça uma misture com 3 colheres de sal de cozinha em um recipiente apropriado. Proceda com a limpeza no objeto de cobre utilizando uma esponja macia.
  • Após esta limpeza, lave o objeto com água e detergente neutro. Sempre seque bem o metal depois de lavar, para isso, utilize um pano seco, limpo, seco e que não solte fiapos.

Vídeo sobre como limpar o cobre.

Abaixo podemos assistir um breve, mais ilustrativo vídeo que eu encontrei na Internet ensinado como lavar e secar uma peça de cobre corretamente, embora seja os mesmos métodos apresentados acima, podemos acompanhar um passo a passo detalho.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário