Como limpar o colchão



Manter o colchão limpo e higienizado é fundamental para uma noite de sono tranquila, é um local onde passamos boa parte do tempo. Por mais cuidado que tenhamos é um objeto que não está livre de sujidades, manchas e impurezas.

Com o decorrer do tempo o colchão da cama pode acumular uma grande quantidade de pó e ácaros. A manutenção de rotina é essencial, possibilita prolongar a vida útil do colchão, ajuda a evitar o encardido, sujidades impregnadas e identificar possíveis problemas que podem ser remediados.

Não existem muitos produtos específicos para a limpeza de colchões, e além disso, são caros. Seja de espuma, mola ou cama box, o colchão pode ser limpo com um pouco de esforço e paciência, podemos utilizar produtos caseiros para limpá-lo. Seguindo algumas dicas é possível eliminar manchas e odores desagradáveis, deixando o colchão limpinho e com aparência de novo.

Antes de iniciar a faxina, verifique sempre as etiquetas e recomendações do fabricante, você pode encontrar dicas adicionais para uma melhor limpeza. Para que o colchão dure bastante, deve-se evitar utilizar produtos abrasivos para realizar a limpeza, eles podem danificar o tecido e espuma.

Colchão limpo.

Limpando um colchão

Para começar a limpeza pesada ou fazer a manutenção de rotina, se possível a cada 2 semanas, use um aspirador limpo, vai ajudar a remover sujidades soltas, podemos utilizar o eletrodoméstico para fazer a limpeza de colchão e retirar os ácaros, pó e diversas outras partículas que se acumulam com o decorrer do tempo na espuma e tecido.

A limpeza de colchões deve ser feita com a utilização de uma escova de cerdas finas e flexíveis, ajuda retirar a poeira de espaços estreitos e não danifica o produto, apenas certifique-se esfregar o colchão seguindo sempre o mesmo sentido, que deve ser da cabeceira até o pé da cama.

Mesmo que lavar o colchão as vezes pareça inevitável, utilize a mínima quantidade de água necessária, para que não seja muito difícil de eliminar a umidade, que poderá se infiltrar no interior do colchão danificando os seus componentes e estrutura, pode deformar a espuma.

No caso do colchão ter alguma sujeira impregnada, deverá utilizar água com sabão neutro, procure proceder com a limpeza unicamente sobre essa área, utilizando a escova macia. O ideal é secá-lo logo em seguida, pode ser com a ajuda de um pano, toalha ou papel toalha.

Para tirar manchas do colchão, podemos utilizar um produto apropriado para tirar manchas de estofados ou usar uma solução caseira, simples e que funciona na maioria dos casos, passe uma escova com cerdas macias de lavar roupas com água fria e vinagre, vai ajudar a retirar o odor e mancha do tecido do colchão, se não funcionar, faça uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio em um recipiente com água fria e, em seguida proceda com a limpeza. Lembre-se de secar o colchão logo em seguida.

Pode ser muito trabalhoso clarear o colchão, isso vai depender do seu estado de conservação, geralmente quanto mais encardido, mais difícil fica. Pedir a ajuda de um profissional pode ser uma escolha interessante. Lavanderias especializadas possuem aparelhos, conhecimento técnico adequado e produtos que lavam o colchão a seco, sem estraga-lo. Uma alternativa, não muito indicada para clareá-lo, porque pode danificar o tecido, espuma e outros componentes do colchão é utilizar uma solução de água sanitária e água, proporção de 1 para 3. Coloque o colchão no sol e proceda com a limpeza até clarear.

Dicas e informações adicionais

  • O colchão precisa respirar, mantenha o quarto sempre arejado, sempre que possível retire os lençóis e capas protetoras, deixe o colchão exposto ao ar para arejar os tecidos e espuma. Retire o plástico de proteção e não utilize papelão entre o estrado da cama, impede a correta oxigenação do colchão.
  • Evite a umidade no colchão, encontre o foco e mantenha-o o mais longe possível. Se a parede estiver com umidade é importante corrigir este problema, você pode conhecer algumas dicas para limpar a parede mofada. A infiltração pode embolorar e mofar o colchão, se isto acontecer, antes de proceder com a limpeza, deixe o colchão exposto ao sol.
  • Verifique o desgaste, mesmo seguindo a rotina de manutenção adequada, o colchão é um objeto que apresenta um desgaste natural, um de boa qualidade dura, em media, 7 anos.
  • Exponha o colchão ao sol, ajuda a eliminar impurezas e odores desagradáveis. Caso ele tenha sido molhado ou limpo recentemente, poderá amarelar, o que geralmente não danifica a sua durabilidade.
  • Faça o rodízio, mude o colchão de lado periodicamente para que a espuma não deforme, o rodízio vertical e horizontal ajuda a equilibrar o desgaste normal do colchão.
  • Prefira fazer a faxina de manhã e em dias ensolarados. Assim será possível que o colchão seque bem até a hora de utilizá-lo.
  • Se você acha que chegou a hora de trocar de colchão, saiba que ele é um objeto que pode ser reciclado. Você pode entrar em contato com uma empresa especializada ou uma instituição de caridade para fazer o recolhimento.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário