Como descobrir se a peça de roupa solta tinta antes de lavar



Alguns tecidos são suscetíveis a mudanças de cor mesmo se lavados corretamente. Para descobrir se a peça de roupa solta tinta e para evitar que desbotem ou manchem durante a lavagem, podemos fazer o teste da firmeza das cores.

Existem algumas peças de roupas ou até mesmos outros tipos de tecidos, como, por exemplo, toalhas, lençóis e calçados que soltam tinta somente durante as primeiras lavagens, outras podem desbotar sempre que precisarmos limpá-las.

Acompanhe as dicas que preparamos e aprenda a verificar a solidez das cores nas roupas, descubra se a sua peça de vestuário solta tinta ou tem tendência à desbotar antes de lavar e evite manchas desnecessárias nos vestuários.

Como descobrir se a roupa solta tinta antes de lavar.

Descobrir se a peça de roupa solta tinta

Para evitar roupas manchadas, antes de iniciar qualquer tipo de lavagem é necessário verificar a etiqueta com os símbolos de cuidado das roupas. Em geral, roupas que devem ser lavadas separadamente são identificadas com símbolos de restrições. Se na peça houver alguma instrução do fabricante dizendo para lavar em separado, provavelmente é porque a peça vai soltar tinta.

Outro passo importante é separar as peças por cores na hora de lavar a roupa, desta forma podemos evitar que o corante de um tecido colorido manche outra peça. Agora, se forem roupas brancas o melhor mesmo é lavar separado das coloridas porque são suscetíveis a manchas e precisam de tratamento especial.

Como descobrir se uma peça solta tinta

Além de seguir as orientações contidas no rotulo do produto de limpeza que usaremos, podemos fazer alguns testes fáceis para solidez da cor. Deixaremos duas maneiras diferentes, que vai ajudar a saber como o tecido irá reagir ao produto que usará.

1. Testar a solidez da cor em uma pequena área tecido:

  • Umedeça uma pequena área imperceptível do tecido;
  • Agora, passe com ferro de passar roupa com um tecido branco sobre a área umedecida;
  • Se manchar, é porque a roupa desbota.

2. Testar solidez da cor deixando o tecido de molho:

  • Dissolva duas colheres do detergente de lavar roupas em pó ou liquido que você usará em um copo de água morna;
  • Aplique sobre uma pequena área imperceptível da roupa que desejar testar;
  • Deixe de molho sobre o tecido por cerca de 20 minutos;
  • Agora, enxágue, seque e, em seguida compare.

O que fazer quando a roupa solta tinta e mancha

Geralmente, se a roupa solta tinta, deverá ser lavada à seco ou à mão, conforme as instruções da etiqueta.

Se ocorrer alteração de cor depois de realizar o teste, lave a peça separadamente com água fria, não deixe de molho e seque à sombra.

Se você lavou a roupa pela primeira vez ou depois de realizar o teste descobriu que a peça desbota, pode tentar fixar a cor colocando a peça de molho por cerca de 20 minutos num balde cheio de água morna e com um pouco de sal.

Dicas e informações adicionais

Se o tecido for constituído por várias cores, teste a solidez de cada uma para verificar se toda a peça tem cor sólida.

Se depois de lavar as roupas na maquina houver grande descoloração de um tecido, faça um ciclo de lavagem normal, sem colocar as roupas na máquina. O procedimento ajudará remover as sujidades e tinta que ainda podem estar impregnadas no equipamento, evitando de manchar e estragar o seu vestuário novamente.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário