Como evitar fiapos e bolinhas nas roupas durante a lavagem



Quando lavamos as roupas, a maioria dos tecidos podem soltar alguns fiapos criando as conhecidas bolinhas. Para evitar que isso aconteça, é preciso seguir alguns pequenos cuidados durante a lavagem.

Nesta matéria, deixaremos algumas dicas eficientes de como evitar bolinhas indesejáveis na hora de lavar a roupa. Também deixaremos algumas dicas de como removê-las facilmente.

Essas bolinhas surgem devido ao atrito de diferentes tipos de tecidos que foram colocados na máquina e também quando colocamos muita quantidade de peças de roupa lá.

O primeiro passo é verificar o limite da capacidade máxima da máquina de lavar e sempre que possível não ultrapassar a indicação do equipamento. Além de lavar as roupas de forma eficiente, o desgaste das peças e atrito entre os tecidos será menor.

Como evitar fiapos e bolinhas nas roupas durante a lavagem.

Na hora de colocar as peças de roupa na máquina, para evitar manchas precisamos separá-las pelas cores e, para evitar bolinhas, também precisamos separá-las por cada tipo de tecido.

O ideal é sempre verificar as etiquetas de cuidados das roupas, porque permite identificar o tipo de tecido e maneira correta de limpar a peça.

Então, antes de lavar a roupa, se possível, separe todas as peças de algodão, nylon, poliéster e etc. Se as roupas já estiverem com pelos, fiapos e bolas, antes de lavá-las você poderá escová-las com a ajuda de uma escova macia.

Outra dica para evitar as bolinhas nas roupas é fazer a limpeza na máquina de lavar e no tanquinho em intervalos regulares. No geral, a limpeza precisa ser feita à cada 6 meses. Alguns fiapos, geralmente pequenas sujidades ocasionadas por resíduos de lavagem podem ficar impregnadas no eletrodoméstico ocasionando as bolinhas nas roupas.

Algumas secadoras também precisam ser limpas porque utilizam uma espécie de filtro de fiapos que devem ser limpos regularmente.

Agora, se você já identificou quais são as peças de roupas que soltam mais fiapos e bolinhas, lave-as por último. No caso das roupas que tendem a grudar as bolinhas, o ideal é lavá-las à mão, separadamente ou usar um saquinho próprio para lavar peças delicadas.

Como remover as bolinhas das roupas

Agora, se a sua roupa já tá cheia de bolinhas indesejáveis, você poderá tentar seguir algumas dicas caseiras, simples e eficientes:

  • A maneira mais fácil e rápida de tirar as bolinhas das roupas é utilizando uma esponja de lavar louça. Use a parte áspera, geralmente o lado verde para escovar os pelinhos e as bolinhas. Para raspar as bolinhas de maneira eficiente, precisará utilizar uma esponja em perfeitas condições;
  • O uso da fita adesiva é uma dica simples e rápida para tirar as bolinhas das roupas, ela não só remove as bolinha como qualquer outros pelinhos e fiapos que estiverem grudados.
  • O removedor de bolinhas de tecidos é um aparelho simples e acessível que permite retirar e deixar as roupas, tecidos, mantas ou cobertores parecendo novos removendo todas as bolinhas e fios sem esforço, basta passar o aparelho suavemente ao longo da superfície do tecido;
  • Utilize alguns pedaços de velcro. Além de ser possível utilizá-lo diversas vezes, o lado áspero do velcro pode ser usado para remover os fiapos das roupas sem dificuldades;
  • O barbeador é outro método bastante utilizado, porem é o menos indicado. Além de ser um processo demorado, poderá danificar as fibras do tecido com facilidade.
  • Agora, se ainda não foi possível remover as sujidades à seco, lave as roupas cheias de fiapos e bolinhas normalmente, apenas acreceste cerca de uma xícara de vinagre na água.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário