Como lavar e limpar frutas e legumes



Já sabemos que comer frutas e legumes traz ótimos benefícios, neste artigo deixaremos algumas dicas sobre como limpar frutas e legumes.

Saiba como fazer para higienizar e lavar as frutas e verduras corretamente antes de servir ou comer.

A higienização de frutas e legumes envolve duas etapas, a limpeza de todas as sujidades que podemos visualizar e depois a desinfecção onde retiramos aquela sujeira que não podemos visualizar.

Uma boa higiene alimentar é um passo importante para uma alimentação mais saudável, reduz significativamente ou até elimina o contato com microrganismos indesejáveis e defensivos agrícolas.

Como limpar verduras, frutas e legumes.

É aconselhável que todo e qualquer hortifruti utilizado na elaboração de saladas, lanches, produtos de confeitaria ou panificação deva passar por um processo de higienização.

O primeiro passo para manter os legumes e as frutas limpinhas antes do consumo é a lavagem criteriosa com água corrente, as frutas e verduras que serão consumidas com a casca podem ser lavadas com o auxilio de uma esponja.

Como lava e limpar verduras e frutas.

Depois de lavado, é necessário retiramos a sujeira que não podemos visualizar, como por exemplo os microorganismos.

  • Encha um recipiente apropriado com água para cobrir por completo as frutas, verduras e legumes que serão limpas, adicione uma colher de sopa de água sanitária a 2,5%, para cada litro de água que for utilizado, utilize cloro apropriado para fazer uso em alimentos.
  • Deixe as frutas, verduras e legumes na solução por aproximadamente 20 à 30 minutos e depois enxague novamente com água potável.
  • Ao utilizar produtos específicos para este fim, seguir as instruções do fabricante.
  • Enxaguar novamente em água potável.
  • Depois de terminado seque-as por completo, guarde na geladeira ou coloque em um utensílio limpo e coberto, se não for consumi-las logo.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário