Como lavar roupas de cetim



O cetim é um tecido conhecido por ser liso e brilhante, que apresenta uma textura sedosa, usado para vestidos de noite, casamentos ou para a confecção de lençóis e outros acessórios de luxo.

Lavar ou limpar a seco roupas e lençóis de cetim é uma dúvida muito comum e depende do tipo de fabricação do tecido e das fibras utilizadas para fazer a roupa.

O tecido pode ser feito à partir de muitas fibras diferentes como lã de algodão, poliéster, seda, lycra, nylon ou rayon e geralmente vem em uma variedade de cores diferentes.

Por isso, nesta matéria, deixaremos diferentes dicas e truques sobre como limpar roupas de cetim em casa. Acompanhe a matéria e aprenda a lavar o lençol e outros tipos de peças que foram tecidas com o cetim.

Como limpar a roupa de Cetim

Leia também: Como limpar sapatos de cetim

Lavar ou limpar a seco roupas e lençóis de cetim?

Então, lavar ou limpar a seco? O ideal é sempre ler as etiquetas com símbolos de lavagem e cuidados com a roupa, instruções que são recomendadas pelo fabricante. Agora, se você é um novato na lavanderia e o vestuário é caro, poderá levar a peça para uma limpeza à seco profissional ou seguir as dicas para limpar a roupa de cetim que preparamos.

Por ser um tecido delicado e frágil, cetim exige alguns cuidados especiais em relação a outros tipos de roupas, lençóis, edredons ou outros artigos tecidos com este material.

As roupas brancas de cetim e as coloridas não soltam tinta, podem ser lavada juntas, mas se você precisar mistura a peça com outros tipos de tecidos diferentes, faça o teste da firmeza das cores primeiro para evitar de manchar as outras roupas.

Dicas para lavar roupas de cetim

Assim como tecidos de seda, musseline e gabardine não colocar roupa de cetim para lavar na máquina, evitar principalmente a função de centrifugação. Devido à trama delicada, roupas de cetim devem ser lavadas à mão.

Se precisar usar a lavadora de roupas ou tanquinho, coloque na função de ciclo delicado. e lembre-se de não centrifugar para evitar de danificar ou rasgar as costuras do tecido.

Além de usar um detergente suave para roupas delicadas, sempre use água fria para fazer a lavagem e enxágue.

Como lavar roupa de cetim

Encha o tanque ou qualquer outro recipiente apropriado com água fria e coloque um pouco de sabão líquido e específico para roupas delicadas, o ideal é colocar uma tampa para cada 5 peças de roupas. Para evitar vários enxagues, não usar sabão em pó.

Coloque as roupas de cetim para serem lavadas. Coloque as peças do avesso e deixe-as de molho por alguns minutos para facilitar na remoção de sujidades, deixe por cerca de cerca de 5 à 10 minutos ou até que a sujeira comece a soltar.

Agora, comece a lavar as roupas delicadamente o sabão criará espuma e facilitará na remoção de toda a sujeira impregnada. Enxágue bastante com água fria, não torça ou utilize muita força para tentar tirar manchas.

Se desejar, poderá colocar amaciante na roupa de cetim para amaciar as fibras. Além de deixar a peça com uma textura mais suave, o produto servirá para engomar e passar a roupa mais fácil.

Encha uma bacia com água fria e adicione o amaciante que atenda as suas necessidades. Antes de adicionar o produto, poderá ler o rotulo para colocar a quantidade indicada pelo fabricante. Agora, resta deixar suas roupas de molho por cerca de 20 minutos e, quando terminar, enxague até que todo o excesso seja removido.

Não secar as roupas de cetim em secadoras, as peças também não devem ser torcidas. Toda a secagem deve ser feita de forma natural, colocar à sombra e, em cabides para evitar qualquer tipo de marcas no tecido.

Agora que terminou, poderá passar a sua roupa de cetim. Para evitar marcas permanentes, procure utilizar ferro a vapor e seguir as instruções da etiqueta do produto. Além disso, sempre use o ferro na configuração para roupas delicadas, com baixo calor e sempre pelo lado avesso da peça, utilize um pano macio pressionando entre o ferro e o tecido.

Tirar manchas de roupas de cetim

Utilize um removedor de manchas sem cloro ou agua sanitária. Para evitar marcas permanentes, procure não usar água sanitária para lavar cetim.

Use apenas alvejantes à base de oxigênio. Em primeiro lugar, tratar a área manchada o mais rápido possível para que a mancha não seque sobre o tecido. O ideal é aplicar uma pequena quantidade do limpador no local afetado, deixe de molho por alguns minuto.

Seguindo as instruções da embalagem, procure testar uma pequena área imperceptível primeiro para verificar como o produto se comporta.

Uma dica caseira e que apresenta bons resultados para tirar diferentes tipos de manchas desse tipo de tecido é colocar farinha de trigo sobre área atingida para absorver as sujidades. Se não funcionar, deixe o produto agir por algumas horas e quando terminar, faça a remoção com a ajuda de uma escova de cerdas macias.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário