Como lavar roupas de linho



Lavar roupas de linho não precisa ser uma tarefa demorada. Algumas peças podem ser lavadas na máquina, tanquinho ou à mão, outras devem ser limpas à seco.

Embora seja até mais resistente do que o tecido de algodão, são precisos alguns cuidados para evitar que o linho fique manchado ou que também encolha durante a lavagem. O ideal é seguir as instruções da etiqueta de cuidados com a roupa, onde é possível descobrir se o tecido é lavável.

Utilize o ciclo delicado da máquina de lavar roupas, detergente suave e água morna ou fria. A lavagem à mão é recomendada para roupas que não estão muito sujas, ou para tecido de linho delicado, que pode ser danificado pelo atrito e durante a centrifugação.

Como lavar roupas de linho.

Instruções

Primeiro, leia as instruções das etiquetas das roupas que acompanham as suas peças de linho, como por exemplo camisas, vestido e ternos. Separe as peças brancas das coloridas, também separe as peças de cor clara das de cor escura para evitar manchas.

Leia também: Como saber se a roupa solta tinta durante a lavagem

Trate as roupas manchadas com um removedor apropriado para fibras de linho antes de colocá-las na máquina. O ideal é usar produtos que não contenham cloro como alvejante. Siga as instruções do fabricante para aplicar o produto da forma correta.

Lave as roupas de linho utilizando o ciclo mais delicado possível da sua lavadora e na máxima capacidade de água. Não coloque muitas peças de uma só vez. Além disso, utilize água fria e sabão para roupas delicadas, opção ideal para lavar roupas de bebê.

Se possível, utilize detergente liquido para evitar de manchar as peças, o detergente em pó quando não diluído corretamente na água pode deixar manchas em roupas de linho brancas ou de tons claros.

Certifique-se de somente lavar outras peças semelhantes às suas roupas de linho. Se deseja colocar na maquina lençóis ou roupas de cama de linho ou de mesa, procure colocar peças semelhantes em termos de peso e cor.

Alguns tecidos finos, bordados ou pedrarias, bem como outros artigos têxteis de linho precisam ser lavados à mão e, em temperatura morna, utilizar água quente poderá encolher o material. Encha o tanque com água ou utilize uma bacia.

Antes de colocar o vestuário, misture bastante o detergente suave até formar espuma. Deixe as peças de molho por alguns minutos e, em seguida, esfregue com bastante delicadeza.

Quando a roupa estiver lavada e bem enxaguada coloque para secar. Sempre tente secar suas roupas de linho em um local plano e na sombra. Prendedores de roupa podem deixar marcas e causar deformação na peça durante a secagem.

Se precisa passar a roupa de linho, utilize um ferro a vapor e configurado para tecidos delicados como linho ou seda e passe enquanto a peça ainda está um pouco úmida.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário