Como lavar roupas de poliamida



O tecido de poliamida é uma fibra têxtil e sintética, comumente conhecida como nylon, tem como suas principais características a alta resistência e fácil lavagem. Também é bastante resistente ao amarrotamento e apresenta baixa absorção de umidade, deixando a secagem rápida e facilitada.

Embora o tecido seja utilizada para a confecção de diferentes tipos de roupas e acessórios, como por exemplo, cordas, tapetes, carpetes e redes, é bastante utilizada na fabricação de roupas esportivas, tais como meias, shorts, camisas, calças, luvas, sungas, biquínis e até jaquetas.

Apesar do tecido ser semelhante ao poliéster, o toque do tecido é mais semelhante ao algodão, é impermeável e respirável, ofereça melhor transpiração. Por esses motivos, roupas de poliamida são bastante utilizadas para a prática de atividades físicas.

Quando se trata de tecidos de poliamida as etiquetas de instruções de lavagens anexadas nas peças podem ser de grande ajuda para determinar exatamente como você deve remover manchas e limpar o tecido. Nesta matéria, explicaremos passo a passo como lavar roupas 100% poliamida.

Como lavar roupas de poliamida.

Como lavar tecidos de poliamida

O primeiro procedimento a fazer será separar as peças 100% poliamida das que estão misturadas com outros materiais, como a lã, seda e algodão.

Antes de lavar, para evitar manchas, separe e organize estas peças por cores, basicamente separando a roupa escura da branca.

Caso precise remover manchas das roupas de poliamida, você poderá tentar usar inicialmente um removedor de manchas sem alvejante ou até mesmo um detergente neutro para lavar louças.

Você deverá lavar as roupas de poliamida em água morna, geralmente até 40 graus ou inclusive com água fria. Neste momento, o melhor é verificar os símbolos das etiquetas da roupa para ter certeza de qual a temperatura correta para lavá-las.

Para lavar peças compostas apenas de poliamida, você precisará de produtos de limpeza corretos, de um sabão ou detergente que não contenha água sanitária.

O tecido de poliamida é um material de secagem rápida, não deve ser secado em tambor rotativo, por isso recomendamos que você deixe que as roupas se sequem naturalmente no varal, pendurado na posição vertical.

Não passar ferro em sua roupa de poliamida, se bastante necessário, será melhor você usar temperatura baixa e o mais breve possível. O recomendável é conferir a etiqueta para saber como ela deve ser passada seguramente.

Dicas e informações adicionais

  • Use amaciantes e detergentes líquidos para evitar de obstruir os pequenos orifícios que permitem que o tecido respire;
  • Lave roupas que tem zíperes separadamente. Estes zíperes podem esfregar ou prender em outras peças e acabar por danificá-las ou rasgá-las e, em alguns casos, de maneira irreparável;
  • Se você não tem uma máquina, pode lavar as roupas à mão ou com a ajuda do tanquinho. Pois, embora mais demorado, não é uma tarefa difícil;
  • Evitar limpar a seco ou com vaporizador, não remover manchas com produtos abrasivos.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário