Como lavar roupas plissadas



Com um efeito estilo sanfona, a roupa plissada é um vestuário delicado que pode deixar diferentes dúvidas na hora de limpar. Normalmente, usado para as saias ou vestidos, o plissado também pode ser encontrado em diferentes peças de roupas como camisas, shorts e blusas.

Confira dicas simples e eficientes para aprender como lavar roupas plissadas para garantir a conservação e beleza do tecido por muito mais tempo.

Para facilitar durante a manutenção das suas peças feitas com este material, deixaremos um artigo com truques de cuidados ao lavar, passar e armazenar esse tipo de roupa.

Como lavar roupas plissadas.

Lavar na máquina ou à mão

Antes de iniciar a lavagem, verifique a etiqueta de cuidados da roupa, onde poderá encontrar instruções de limpeza e secagem, além disso, também poderá encontrar a temperatura ideal para passar a peça.

Então, o procedimento depende do que diz a etiqueta do vestuário, em princípio, se você seguir as recomendações, não perderá as dobras do tecido.

Geralmente, o plissado permanente é obtido apenas em panos sintéticos como as roupas de poliéster, enquanto o efeito criado em pano natural como o tecido de seda, georgette, chiffon, algodão ou pode ser perdido depois de duas ou três lavagens.

No entanto, se não encontrar as instruções de lavagem, existem algumas instruções básicas a seguir. Tal como com outros tecidos delicados, roupa plissada também é lavada em água fria, com um detergente suave.

Lavando roupas plissadas

Ao iniciar a lavagem à mão, utilize sempre água fria e detergente neutro ou sabão para roupas delicadas. Durante o procedimento, procure não torcer a peça para não deformá-la. Em seguida, já com o tecido limpo e seco, evite o contato direto com a luz solar, coloque a peça para secar em um cabide, de modo a evitar a formação de marcas permanentes.

Geralmente, a lavagem na máquina de lavar deve ser evitada, a menos que o tecido plissado seja feito de poliéster, uma fibra sintética particularmente resistente. Neste caso, colocar somente a peça, procure não colocar mais roupa no equipamento, especialmente se forem de outras cores ou feitas com outros tipos de tecidos.

No que diz respeito ao ciclo, melhor utilizar um ciclo suave e, em baixa temperatura. Além disso, a máquina de lavar deve ser evitada se as roupas possuem peças metálicas.

Como alternativa, se deseja manter o efeito plissado das roupas, pode fazer a limpeza a seco ao levar a roupa em uma lavanderia profissional, assim não terá problemas porque a limpeza será feita por uma empresa especializada. Em geral, conservar qualquer tipo de vestuário significa seguir as recomendações do fabricante e entender que cada tipo de tecido possui as suas próprias característica têxteis.

Passando roupas plissadas

Quem precisa passar a roupa com ferro de passar, precisará tomar cuidado durante o procedimento para que não remova os plissados e acabe estragando a peça. Consulte a etiqueta para saber a temperatura ideal, ou ao menos use o ferro ajustado para roupas delicadas e passe com bastante delicadeza, não pressione o aparelho com força. Além disso, o ferro a vapor pode ser a melhor opção, ajudará a amolecer a trama do tecido, agindo direto nas fibras.

Para que os vincos permaneçam na peça, basta usar o vapor do ferro. Caso contrário, também é possível manter as dobras durante o procedimento com a ajuda de alguns grampos de cabelo ou prendedores de madeira de varal, basta colocá-los sobre os plissados e, em seguida, passar a partir de cima para baixo, passando uma prega por vez. Evite passar o ferro de um lado para o outro para não acabar removendo as marcas do lugar.

Todos estes procedimentos são necessários para evitar a deformação da peça ou formação de manchas que são difíceis de remover. Além disso, tenha cuidado para não passar o ferro sobre grampos.

Pronto! Agora que terminou, pendure a roupa sempre pela parte superior, mantendo as dobras bem esticadas. Se for possível, armazene estas peças no guarda-roupa em um local que ventilado e que seja somente destinado para elas. Fazendo isso, poderá evitar de amassar as peças.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário