Como lavar roupas e tecidos de acrílico



Tecidos acrílicos são fibras artificiais duráveis e impermeáveis, é possível lavar e secar na máquina este tipo de tecido rapidamente.

Semelhantes à lã em relação à maciez, isolamento térmico e capacidade de tingimento, roupas de acrílico são tradicionalmente utilizadas no outono e inverno, mas também podem ser usadas durante todo o ano, devido ao seu fator de conforto.

O tecido de acrílico é uma fibra sintética, usada comumente na indústria têxtil para a fabricação de vestuários porque possui alta resistência à umidade e facilidade de manutenção e limpeza.

Embora, sejam peças mais resistentes em comparação com as fibras naturais, lavar roupas de acrílico corretamente é essencial para manter as peças em boas condições e livres de manchas.

Como limpar roupas e tecidos de acrílico.

Leia também: Como evitar bolinhas nas roupas.

Instruções de lavagem

Antes de iniciar, verifique se o item não é 100 por cento de material de acrílico, blusas, casacos e outras roupas podem ser feitas com a combinação de outras fibras, por vezes combinados com poliamida, algodão ou lã. Em todos os casos, o melhor é ler atentamente as instruções da etiqueta das roupas com os símbolos de lavagem.

Use somente a metade da capacidade do tambor, coloque as peças na máquina de lavar ou no tanquinho e, em seguida, adicione detergente de roupa suave, que pode ser em pó ou líquido.

O ideal é sempre consultar a embalagem do fabricante para usar a quantidade recomendada para o tamanho da carga. Sabões fortes podem ser abrasivos para o acrílico, podendo descolorir ou até amarelar o tecido.

Comece a lavar o tecido de acrílico, a maioria das peças podem ser lavadas em água morna ou fria em um ciclo moderado ou suave. Procure não utilizar água quente para evitar de encolher ou danificar as fibras. Complete todo o ciclo antes de colocar amaciante, enxaguar e centrifugar.

Alguns itens, como camisolas, peças de tricô e outros artigos têxteis delicados devem ser lavados à mão ou à seco, porque podem deformar, rasgar ou manchar.

Já com a roupa de acrílico limpa, para evitar marcas, deixe que a peça seque ao ar livre, do avesso em uma superfície plana e respeitando a sua forma, evite torcer. Temperaturas elevadas durante a secagem devem ser evitadas, usar um secador de roupas poderá encolher as fibras acrílicas.

Dicas e informações adicionais

A maioria das marcas deixadas durante a lavagem podem ser retiradas com facilidade se você pendurar a roupa logo depois de completar todo o ciclo.

É possível passar roupas de acrílico, mas sempre utilizando um ferro a vapor ajustado para tecidos delicados, passe sobre a peça de vestuário sem parar em um mesmo local por um período prolongado de tempo.

Se ainda existem manchas ou marcas de sujeira, ainda há a possibilidade de lavar com alvejante sem cloro. Para clarear ou tiras as sujidades persistentes, procure deixar a peça de molho por alguns minutos em um alvejante à base de oxigênio.

Se precisar usar um secador para acelerar no processo de secagem, procure usar o aparelho em baixa temperatura, melhor remover a roupa ainda ligeiramente úmida.

Separe todas as peças coloridas e escuras das brancas, igual como você faria para lavar outros tipos de roupas e tecidos. E para conservá-las sempre em perfeitas condições, também é possível aprender algumas dicas de como lavar roupas coloridas sem perder a cor.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário