Como Lavar Roupas e Tecidos de Lã



A suavidade e textura macia das roupas de lãs são propriedades notáveis que fazem esse tipo de tecido ser bastante confortável. Embora seja bastante utilizado no inverno, o tecido é um isolante térmico que não deixa a temperatura ambiente passar pelas suas tramas.

Em geral, a lã é colhida pela tosa do pelo da ovelha, lhama, alpaca, entre outras e, em seguida, utilizada para fabricar artigos de vestuário. Utilizar uma peça feita com essa fibra natural compensa, mas também é fundamental saber como lavar roupa de lã para garantir sua conservação e beleza.

Para facilitar durante a manutenção das suas peças, sejam estas blusas, casacos, suéteres ou outras peças feitas com este material têxtil, deixaremos um artigo com truques e dicas de cuidados ao lavar roupa de lã, além disso, poderá aprender como remover manchas, passar e armazenar esse tipo de tecido.

Como lavar roupas e tecidos de lã.

Lavar roupa de lã na máquina ou à mão?

Deve-se evitar lavar lã na máquina, a menos que seja necessário feltrar a peça, transformar em tecido de feltro. Qualquer objeto que tenha sido feito com fio 100% lã será um tecido delicado, precisará de delicadeza na hora de lavar.

Por isso, não coloque a peça na máquina, lave à mão esfregando com delicadeza, evite qualquer sabão que não seja neutro, não passe com ferro de passar e seque na sombra. Fazendo isso na hora de limpar as fibras do tecido, a peça poderá durar por muito tempo.

É claro que podem existir algumas exceções. É muito comum pensar que uma peça de roupa é totalmente lã e, se verificarmos atentamente a etiqueta de cuidados da roupa, percebemos que a peça é uma mistura de tecidos.

Preparando as roupas de lã antes de lavar

Verifique se a peça de lã precisa ser lavada. Algumas sujidades e manchas podem ser limpas localmente, poderá arejar o vestuário sem a necessidade de encharcar toda a peça. Mas se as sujidades já estão presentes em todo o tecido, devido a odores desagradáveis ou diferentes manchas, em seguida, poderá seguir algumas dicas.

Primeiro, retire da peça os cintos, botões soltos, o conteúdo de seus bolsos e tudo que seja possível remover do tecido durante a lavagem. Se encontrar a etiqueta, leia-a cuidadosamente antes de começar, porque saberá quais as precauções que devem ser seguidas. Além disso, para evitar a deformação da peça, procure fechar os zíperes, fechos e botões antes de lavar roupas de lã ou tricô.

Lavando roupas de lã

Antes de iniciar, poderá deixar de molho as roupas de lã em água fria durante umas duas horas. O procedimento irá hidratar o tecido, impedir que encolha e permitir fazer a remoção de manchas com mais facilidade.

Agora, poderá colocar as peças em um balde, bacia, tanque ou pia com água morna e um pouco de sabão neutro dissolvido. Se você precisa fazer uma limpeza mais profunda, adicione a água um pouco de sabão para roupas delicadas. Não utilize produtos abrasivos ou alvejante, e não exagere na quantidade de sabão neutro utilizado.

Já com o tecido submergido na solução de água e sabão, deixe de molho por mais alguns minutos, poderá verificar se há locais específicos onde é possível encontrar sujeira incrustada. Para ir removendo com certo cuidado, remova tudo com uma pequena escova macia. Quando estamos limpando um tecido de lã, precisamos fazer movimentos delicados, evitando esfregar os fios.

Repita a lavagem até que a água em que a peça de lã que está sendo mergulhada fique clara. Deixe de molho por quinze minutos durante cada procedimento. Agora que terminou, precisará enxaguar o tecido para remover todo o sabão que foi utilizado. Faça isso ao colocar as peças em um recipiente com água.

Como secar roupas de lã

Antes de colocar a lã para secar, precisará remover o excesso de água. Coloque uma toalha branca e macia sobre uma superfície plana e, em seguida, estique a peça lavada sobre ela. Agora, basta enrolar suavemente a toalha e a roupa. Desta forma, a água vai escorrer sem danificar a peça.

Nunca pendurar peças de lãs molhadas no varal, poderá esticar e perder sua forma original. Em vez disso, deixe secando à sombra, em uma superficial plana, ventilada e na horizontal. O tecido não deve ser exposto diretamente à luz solar, poderá encolher e desbotar.

É possível passar lã

Caso seja necessário engomar ou passar uma peça, primeiro consulte as orientações de temperatura na etiqueta da roupa. A maioria das roupas de lã não precisa ser passada, por causa do próprio tecido. Mas se você ainda quiser desamassar algumas peças, você deve fazer isso a uma temperatura inferior e quando o vestuário ainda está um pouco úmido.

Remover odor de mofo ou bolor

Roupas de lãs podem absorver odor com facilidade, mas nem por isso você precisa lavá-las com água e sabão. Uma dica simples é utilizar vinagre. Deixe-as de molho, por aproximadamente 20 minutos, em uma solução feita de duas partes de água e uma de vinagre. Depois é só enxaguar e colocar para secar.

Pronto! Seguindo as dicas que preparamos, você poderá conservar suas blusas, casacos e outros utensílios de lã por muito mais tempo. Se deseja conhecer outras dicas interessantes, pode acompanhar a matéria que já escrevemos sobre como evitar bolinhas na roupa durante a lavagem.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário