Como lavar roupas e tecidos de viscose



Viscose é uma fibra celulósica artificial obtida tanto das ramas do algodão como da polpa da madeira. É uma fibra muito versátil e tem diferentes propriedades em termos de facilidade de utilização e manutenção do que outras fibras naturais.

O tecido é utilizado na indústria têxtil para a fabricação de tecidos para o vestuário como blusas, gravatas, vestidos, lingerie e até mesmo roupas de cama ou para a prática de atividades esportivas, além da confecção de forrações para estofamentos e forros de diferentes tipos e cores.

Possui bastante resistência ao desgaste e à tração, tem uma grande capacidade de absorção de umidade, pois apresenta características semelhantes ao algodão. No entanto, pode facilmente perder a cor e amassar com facilidade. Embora, apresente diferentes vantagens, precisamos seguir algumas dicas na hora da lavar viscose.

Como lavar tecido de viscose.

Cuidados antes e durante a lavagem

Antes de iniciar a limpeza ou lavagem, procure ler a etiqueta anexa à roupa. Para manter as roupas macias, sem desgaste ou desbotamento, é aconselhável observar as instruções das etiquetas das roupas.

Esse tipo de tecido costuma ser delicado, embora seja preferível que seja lavado à mão e com um detergente suave, ainda pode sem colocado na máquina de lavar roupa, desde que se mantenha alguns cuidados relacionados à lavagem e secagem.

Roupas brancas de viscose não devem ser lavadas com coloridas, também procure separar as roupas coloridas de cores firmes das coloridas desbotáveis. Outra dica é não misturar roupas muito sujas, enxague primeiro as peças encardidas. Além disso, procure separar as roupas por tipo de tecido. Para evitar de criar bolinhas nas roupas, algodão não deve ser lavado com poliéster ou viscose, por exemplo.

Como lavar viscose à mão

Viscose pode ser facilmente lavada à mão e com um detergente de roupas suave. Mergulhe as sua roupas de viscose na água fria, utilizando um recipiente apropriado ou através de um tanque para lavanderia. Agitá-las delicadamente e deixe-as de molho por alguns minutos.

Se existem sujidades impregnadas, esfregar com escovinha macia, esfregar em movimentos circulares e fazendo movimentos leves para não danificar as fibras. Quando terminar, enxague também em água fria, não remova a umidade ou esprema com força excessiva. Em vez disso, deixe apenas secar naturalmente e na sombra.

Se for colocar na máquina, lave juntamente com outras roupas delicadas. Caso a sua roupa possa ser lavada na máquina ou no tanquinho, não a misture com peças abrasivas para evitar de danificar a viscose durante o procedimento.

Como lavar viscose na máquina

Se você verificou a etiqueta da roupa e caso possa ser limpa no aparelho, neste caso, utilizar um ciclo de lavagem delicado com água em temperatura ambiente e sabão neutro, quando terminar o ciclo de lavagem, procure enxaguar e remover a viscose do equipamento. A centrifugação pode amassar ou enrugar suas roupas enquanto elas ainda estão molhadas.

Quando terminar, poderá sacudir um pouco as peças separadamente para tirar o excesso de água. Desamasse o tecido tanto quanto for possível e, em seguida, estenda no varal e na sombra.

Dicas e informações adicionais

  • Evite colocar roupas de viscose na secadora porque o tecido pode encolher durante a secagem;
  • Procure utilizar somente metade do tambor da máquina de lavar. Roupas de viscose tendem a enrugar se lavadas em um tambor cheio;
  • Na hora de passar a viscose, vire as peças de dentro para fora e passe com um pano branco entre o ferro e a viscose. O procedimento pode evitar estragos nas roupas ou nas fibras do tecido. Além disso, poderá passar a roupa enquanto ela ainda está ligeiramente úmida.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário