Como limpar alpaca



Neste artigo tutorial deixaremos algumas dicas sobre como limpar alpaca, conheça algumas maneiras para deixar a liga metálica impecável, utilizando os produtos corretos e seguindo alguns passos e possível deixar a alpaca com um olhar renovado.

A alpaca é uma liga metálica, uma combinação de metais de cobre, níquel e zinco, devido ao seu brilho e coloração visualmente semelhante a prata é conhecida como metal branco, nova prata ou prata alemã.

A semelhança, no entanto, para por aí, embora tenha um brilho prateado parecido à prata, não a contém, a alpaca é apenas uma liga ternária, uma mistura de outros metais.

A limpeza não deve ser feita do mesmo modo que fazemos para limpar prata, alguns produtos de limpeza podem manchar ou danificar o metal, podemos recorrer a dois métodos para realizar a manutenção, utilizar um produto especifico para limpar e lustrar alpaca que pode ser encontrado em lojas especializadas ou então fazer a limpeza em casa, utilizando produtos baratos e fáceis de serem encontrados.

Imagem ilustrativa sobre como limpar metal alpaca.

Objetos que usamos constantemente, como por exemplo talheres, correntes, anéis, brincos e joias de alpaca no geral, podem oxidar, escurecer e acumular sujeiras com o passar do tempo, então acompanhe as dicas abaixo e conheça diferentes maneiras que podemos utilizar para fazer a limpeza da alpaca.

Antes de iniciar a limpeza, remova qualquer sujidade solta com a ajuda de um espanador de pó ou pano macio, ajuda a evitar arranhões sobre o metal durante a limpeza.

Podemos lavar os objetos de alpaca utilizando detergente neutro e água morna. Utilize uma esponja macia, assim é possível retirar a sujeira, gordura e o pó acumulado. Em seguida, seque com um pano macio, seco e que não solte fiapo.

Imagem ilustrativa sobre como limpar talheres de alpaca.

Como limpar alpaca com bicarbonato de sódio

Para limpar a alpaca de forma caseira, é possível utilizar bicarbonato de sódio, ideal para remover manchas e eliminar os resíduos da oxidação, ajuda eliminar aquele aspecto escurecido na alpaca.

Para usar o bicarbonato, basta fazer a mistura do produto com água até formar uma pasta consistente, adicione três colheres de sal. Coloque esta solução de limpeza em um recipiente apropriado e comece a limpeza utilizando uma esponja macia, para locais de difícil acesso, utilizar uma escova de cerdas macias.

Se o objeto de alpaca está muito escurecido podemos fazer uma solução de limpeza que ajuda a remover sujidades impregnadas facilmente, faça uma mistura com um litro de água e algumas colheres de bicarbonato de sódio, adicione três colheres de sal e faça a mistura, forre um recipiente com papel alumínio e mergulhe a alpaca na solução de limpeza, deixe a peça descalçar por algumas horas e depois veja o resultado. Peças que possuem pedras coladas, como por exemplo joias e bijuterias, não devem ser submersas.

Como lustrar e polir a alpaca

A alpaca é uma liga metálica que quando limpa e em perfeitas condições, apresenta um brilho único, para recuperar esse brilho em peças antigas podemos utilizar uma flanela mágica, luva de microfibra para limpar e polir ou utilizando um produto próprio para lustrar alpaca, geralmente encontrado em lojas especializadas.

Em caso de querer devolver o brilho em casa, utilize uma pequena quantidade de pasta de dentes em um pano macio e que não solte fiapos, faça a limpeza do objeto com se fosse lustrá-lo.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário