Como limpar a borracha da porta da geladeira



A geladeira é, talvez, o mais importante eletrodoméstico presente na cozinha. É um lugar que sempre devemos manter tudo absolutamente limpo e higienizado.

Neste artigo trataremos de aprende como limpar a borracha da porta da geladeira, um item importante para o bom funcionamento do aparelho, seguindo apenas alguns passos é possível remover as sujidades, mofo e bolor que podem se impregnar na borracha de vedação.

Realizar periodicamente uma boa inspeção e manutenção, garantirá o pleno funcionamento da geladeira, evitando desperdício de energia e melhorando a preservação dos alimentos.

Imagem ilustrativa sobre como limpar a borracha da geladeira.

Geralmente um dos primeiros componentes a se desgastar de uma geladeira é a borracha de vedação da porta, para evitar que isso aconteça mantenha a borracha do seu refrigerador sempre limpa e em bom estado, verifique periodicamente se ela não está ressecada, endurecida ou trincada. Se a porta não fecha direito, a geladeira necessitará consumir muita mais energia elétrica, além de não alcançar a temperatura desejada.

Com o calor do ar exterior e a umidade presente no interior, as borrachas em torno das portas da geladeira ou freezer podem rapidamente formar mofo e bolor. O primeiro passo é o de eliminar a fonte, em seguida podemos tomar algumas medidas para impedir o seu retorno.

  • Para começar, desligue o aparelho da tomada sempre que fizer qualquer limpeza ou manutenção.
  • Faça uma mistura de detergente neutro e água, limpe o máximo de sujeira e bolor utilizando uma esponja macia, para locais de difícil acesso, utilize uma escova de dentes ou escova de cerdas macias.
  • Utilizando um pano umedecido em água e sabão neutro, faça a limpeza do interior da geladeira, local onde a borracha encosta para formar a vedação quando a porta está fechada.
  • Para sujidades de difícil remoção podemos utilizar vinagre e bicarbonato de cálcio, basta encher um balde com aproximadamente dois litros de água, uma xícara de vinagre e 1 xícara com ¼ de bicarbonato de sódio, agite bem e quando parar de fazer espuma, coloque a solução de limpeza em um borrifador.
  • Aplique a solução nas áreas manchadas, limpe o excesso com um pano macio e deixe de molho por alguns minutos, após a mancha ser removida, faça a limpeza normal para retirar qualquer resquício da solução de limpeza.
  • Cloro é ótimo para retirar fungos e mofo, mas também pode secar e danificar a borracha da porta da geladeira. Em alguns casos, pode ser uma necessidade, utilize um balde para fazer a mistura, basta adicionar uma parte de cloro para outra de água morna. Utilize luvas descartáveis em suas mãos, e uma escova macia para proceder com a limpeza. Depois de remover a mancha, faça a limpeza normal para retirar qualquer resquício da solução de limpeza.
  • Depois de realizar a limpeza da borracha da porta da geladeira, certifique-se de secar bem o local com a ajuda de um pano limpo, macio e que não solte fiapos.
  • É possível proteger a borracha de vedação da porta da geladeira utilizando vaselina, ajudar a evitar que a borracha seque ou forme bolor, basta aplicar uma pequena camada do produto em toda a borracha com a ajuda de uma pano macio e que não solte fiapos.
  • Quando tudo estiver terminado, ligue o aparelho novamente na tomada.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário