Como limpar cafeteira italiana



Neste artigo será possivel conhecer algumas dicas caseiras que apresentam bons resultados para limpar e lavar uma cafeteira italiana facilmente.

A cafeteira italiana, também muito conhecida como moka é uma cafeteira geralmente feita de alumínio, também disponível em aço inoxidável, é composta por três partes principais que podem ser removidas para o preparo do café, higienização e manutenção.

A cafeteira italiana é uma espécie de máquina de café expresso, o preparo do cafezinho funciona através da percolação, colocamos agua em baixo, o pó de café no meio e depois de aquecer a cafeteira o café sai prontinho para ser servido na parte de cima.

Limpar uma cafeteira italiana é super simples e pratico, mas requer certos cuidados, leia e sempre siga as recomendações e orientações de manutenção e limpeza que podem estar disponíveis no manual de instruções do produto.

Como limpar uma cafeteira italiana.

  • A higienização e limpeza regular externa pode ser feita com um pano macio, água e detergente neutro.
  • Limpe a cafeteira italiana todas as vezes que terminar de preparar o café, não use produtos abrasivos para fazer a limpeza, utilize água quente, se necessário, utilize esponja macia e algumas gotas de detergente neutro.
  • Até mesmo o detergente neutro deve ser evitado em cafeterias italianas de alumínio, durante o preparo, nas partes interiores é depositada uma pequena camada de resíduos gordurosos provenientes do café. Isso ajuda a evitar um sabor metálico no café. Nestes casos utilize água quente para limpar a cafeteira.
  • Limpe o filtro com certo cuidado, pode-se utilizar uma escova de dentes velha, ideal para os manter os furinhos desobstruídos, essa manutenção pode ajudar a não acumular resíduos que podem entupir a cafeteira.
  • Depois de limpar a cafeteira italiana, faça um enxague meticuloso, desmonte as partes da cafeteira, filtro e borracha para facilitar na retirada de todos os resquícios do sabão.
  • Deixe secar naturalmente com as suas partes desmontadas.
  • Pode-se tentar remover impurezas e acúmulos de minerais em intervalos regulares fazendo o uso de, pastilhas de limpeza efervescentes, deixar em repouso em água quente por 20 minutos, depois enxaguar bem.

Se a cafeteira italiana é nova ou não é utilizada durante um longo período de tempo, ou então foi necessária uma limpeza rigorosa para retirar acúmulos de minerais, prepare um ou dois cafés com um pouco de pó e os descarte antes de a utilizar normalmente.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário