Como limpar calçados de camurça



Os calçados de camurça são bonitos e confortáveis quando estão bem cuidados e limpos, possui uma textura suave e agradável que da um ar de elegância e sofisticação.

Muitas pessoas normalmente não gostam de limpar os calçados de camurça por medo de estragá-los ou manchá-los. O calçado de camurça deve ser cuidadosamente limpo e guardado em local apropriado, longe de umidade, quer seja esse um tênis, sapatênis, uma bota, sapato ou sandália.

Seguindo o procedimento de limpeza adequado, é possível aumentar a longevidade dos seus sapatos de camurça e mantê-los em boas condições, nunca lave-os na maquina de lavar ou mergulhe-os na água.

A camurça é feita a partir da parte interior do couro, mas oferece muito mais opções em termos de cores, pode ser branca, rosa, azul, preta e etc. É um tecido delicado, semelhante ao nobuck, então devemos ter cuidado ao limpá-lo ou usá-lo, é sempre interessante evitar o contato com sujeira, água e produtos abrasivos.

Imagem ilustrativa sobre como limpar calçados de camurça.

A melhor maneira de manter seus calçados limpos é realizando uma manutenção preventiva, tão logo termine de usar o calçado, faça a limpeza antes de guarda-lo, ideal para evitar manchas ou sujidades impregnadas.

Antes de iniciar a limpeza, retire qualquer tipo de excesso de sujeira com a ajuda de um pano seco, limpo e macio. Se os seus calçados de camurça estiverem com lama, aguarde que a lama seque para que você tenha facilidade em tirá-la seguido o procedimento de limpeza.

A limpeza pode ser feita utilizando uma escova específica para camurça, podemos encontrá-la em sapatarias ou em lojas especializadas, na falta deste item, utilize uma escova de cerdas macias, isso vai reviver as fibras e remover qualquer excesso de sujeira da superfície que possa ter se acumulado. Escove sempre na mesma direção, isso vai manter os sapatos com aspecto limpo. Para sujidades impregnadas é possível tentar utilizar um pouco de vapor d’água, para ajudar a abrir os poros, assim, tornando mais fácil de limpar.

Como tirar as manchas dos calçados de camurça.

Remover manchas impregnadas pode ser difícil, é possível tentar removê-las sozinha, mas existe a possibilidade de danificar ou manchar ainda mais o calçado, se puder leve-os para um sapateiro ou lavanderia especializada, esse tipo de profissional tem a habilidade e o material necessário à sua disposição.

Alguns tipos de manchas mais difíceis podem ser removidas com a ajuda de uma borracha para camurça ou uma branca comum, os resíduos da borracha pode marcar a camurça de tons escuros, para fazer a limpeza, basta esfregar a borracha na camurça até que a mancha seja removida, em seguida utilize a escova para camurça e retire qualquer excesso do material.

Manchas de água são difíceis de serem removidas, no entanto podemos suavizar o aspecto esbranquiçado deixando a coloração uniforme, basta umedecer toda a superfície externa do sapato com água usando uma escova macia ou específica para camurça.  Retire o excesso de água utilizando um pano macio, limpo e que não solte fiapos. Deixe-os secar a sombra e evite qualquer fonte de calor excessiva.

Retire manchas de óleo utilizando uma escova macia umedecida em água morna, passe suavemente até remove-la e então, deixe-os secar a sombra e evite qualquer tipo de calor excessivo.

Podemos tentar remover outros tipos de manchas utilizando um pano macio e que não solte fiapos levemente umedecido com água e com um pouco de condicionar de cabelos. Para finalizar, use um pano seco macio e que não solte fiapos para retirar todo o excesso do produto de limpeza.

Dicas sobre como cuidar do calçado de camurça.

É sempre melhor prevenir do que remediar e com o calçado de camurça, essa pode ser a melhor solução, para manter o seu sapato, bota, tênis ou qualquer outro tipo de calçado de camurça sempre em perfeitas condições, utilize um protetor de camurça.

Invista em um de alta qualidade, vai ajudar a proteger os seus sapatos contra manchas e marcas desde o início da utilização. Utilize o spray regularmente para manter a proteção do calçado e siga as recomendações de aplicação do fabricante.

Para limpá-los e guardá-los, coloque alguns jornais velhos amassados na parte de dentro dos calçados para que não fiquem deformados, isso também vai ajudar a evitar a umidade, é ideal deixar o seu calçado sempre em ambiente arejado.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Deixe um Comentário