Como limpar um congelador de geladeira



O congelador da geladeira é um local que devemos ter sempre a atenção redobrada durante a faxina, é importante manter o eletrodoméstico sempre limpo e em perfeitas condições. Fazer essa manutenção periodicamente pode lhe ajudar a poupar bastante tempo no futuro, também vai ajudar a aproveitar melhor o seu espaço interno, economizar energia e prolongar a vida útil do aparelho.

O congelador é o local onde armazenamos o nosso alimento, com o decorrer do tempo é necessário fazer a correta higienização e limpeza dessa parte da geladeira, remover odores desagradáveis e desinfetá-la, eliminando qualquer sujeira ou bactéria acumulada.

É verdade que os congeladores atuais estão cada vez mais fáceis de cuidar, geralmente contam com sistemas frost free ou degelo automático, que ajuda a não formar camadas de gelo em seu interior.  Mas seja antigo ou moderno, grande ou pequeno, vertical ou horizontal a limpeza de um congelador pode ser uma tarefa simples e descomplicada.

Pode até consumir um certo tempo, no entanto, deixa o espaço melhorado e o congelador cheirando como novo. Se você está precisando aprender como realizar essa manutenção, deixaremos abaixo um artigo de como limpar um congelador de geladeira passo a passo.

Como limpar congelador de geladeira.

Como limpar um congelador

O primeiro passo para limpar o congelador é retirar o plugue de alimentação da geladeira da tomada e, em seguida, remover todos os alimentos do interior do congelador, para evitar de estragá-los, poderá armazená-los em um recipiente térmico durante a manutenção.

O segundo passo é realizar o descongelamento, essa parte pode ser um pouco demorada e deve ser feita com cuidado para não danificar a geladeira, evite remover o gelo grudado manualmente ou com a ajuda de objetos para não danificar as tubulações. O degelo de um congelador é um processo lento. Normalmente leva algumas horas. Abra a porta do freezer para que o ar aquecido do ambiente derreta o gelo mais rapidamente. Remova a tampa do dreno interno, se o congelador não tem bandejas coletoras, coloque algumas toalhas na parte de baixo do compartimento para coletar a água.

Retirado todo o gelo acumulado, deveremos remover todas as prateleiras e demais partes removíveis do interior do refrigerador para serem limpas e lavadas de forma correta. Podemos utilizar uma esponja macia ou pano que não solte fiapos, previamente umedecido com detergente, para não acumular odores é recomendável o uso de um detergente neutro.

Limpe a parte de dentro do congelador com a ajuda de uma esponja ou pano macio e umedecido em água morna com detergente ou sabão neutro. Quando estiver terminado, enxágue bem e seque com um pano limpo, seco e que não solte fiapos.

Para tirar o cheiro forte ou desagradável, limpe o interior do congelador com água e bicarbonato. Faça uma mistura, utilizando 3 colheres de sopa de bicarbonato para 1 litro de água morna, esfregue o produto de limpeza e deixe-o descansar por uma hora e, em seguida, enxágue bem para remover a solução de limpeza. Seque com um pano limpo, seco e que não solte fiapos.

Para deixar o congelador impecável é necessário limpar as borrachas de vedação do congelador. Remova a sujeira acumulada dos cantos da porta utilizando uma esponja com a parte macia, levemente umedecida com detergente neutro.

Limpe tudo o que você vai utilizar novamente, remova o excesso de água ou de detritos sobre as embalagens e, em seguida, basta ligar o refrigerador e adicionar os alimentos novamente no congelador.

Dicas e informações adicionais.

  • Faça um desodorizador de geladeira caseiro utilizando produtos naturais ou adquira um apropriado, vai ajudar a absorver odores típicos de congeladores de geladeira, evita a contaminação por odores entre os alimentos.
  • Nunca utilize produtos abrasivos e nem esponja de aço ou escovas duras na limpeza do seu congelador. Estes tipos de materiais podem danificar o eletrodoméstico e deixar odores desagradáveis no interior do produto.
  • Remova os respingos de alimento do congelador assim que ocorrerem, evitando contaminação ou odores.
  • Uma vez que foi descongelado, alguns alimentos não devem ser congelados novamente, porque podem perder as suas características naturais.
  • Durante esse tipo de limpeza, remova todos os itens desnecessários que só ocupam espaço.
  • Essa limpeza pode ser feita em intervalos regulares, geralmente a cada 6 meses ou quando o nível do gelo ultrapassar 1 cm de espessura.

Se você deseja aprender ou conhecer outras dicas de como fazer a manutenção e higienização de outros objetos semelhantes que você tenha em casa, conheça a nossa categoria com diversas dicas de como limpar outros tipos de eletrodomésticos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Deixe um Comentário