Como limpar um controle remoto



O controle remoto é um item quase que indispensável para quem gosta de comodidade ao assistir televisão, embora seja um item comum na maioria dos lares, pode conter muita sujeira acumulada.

O controle remoto é um objeto usado constantemente, é geralmente utilizando em conjunto com eletrônicos e eletrodomésticos, como por exemplo um ar condicionado, som, ventilador, portão, televisores e etc. Com o decorrer do tempo, muitos tipos de sujidades, suor e até restos de comida acabam se acumulando no componente, o que pode prejudicar o seu correto funcionamento.

Neste artigo tutorial trataremos de conhecer algumas dicas sobre como limpar um controle remoto, veja como é possível desinfectá-lo e deixa-lo limpo como novo seguindo apenas alguns passos.

Fazer a limpeza do controle remoto é uma tarefa relativamente fácil. No entanto, você precisa tomar certos cuidados ao realizar a manutenção, ideal para não danificar os circuitos e os contatos da bateria ou pilha.

Imagem ilustrativa sobre como limpar um controle remoto.

A limpeza externa do controle remoto pode ser feita facilmente, podemos utilizar produtos baratos e fáceis de serem encontrados.

  • Retire as pilhas ou bateria do controle remoto antes da limpeza. Faça uma mistura de bicarbonato de sódio e água, utilize partes iguais para criar uma pasta consistente.
  • Proceda com a limpeza utilizando um pouco da solução de limpeza em um pano levemente umedecido em água e que não solte fiapos.
  • Certifique-se de remover as sujeiras e manchas da parte inferior, superior e lateral do controle, não se esqueça de manter o interior do compartimento de bateria sempre limpo.
  • Utilize um palito ou cotonete para alcançar todas as áreas que o pano não consegue chegar facilmente, repita os passos se necessário.
  • Quando estiver terminado, utilize um pano macio, seco e que não solte fiapos para secar e remover qualquer resquício da solução de limpeza que foi utilizada.

Como limpar um controle remoto por dentro.

Quando um controle remoto começa apresentar problemas e falhar constantemente, talvez não sejam as pilhas que estejam fracas e sim a sujidade acumulada em seu interior ou algum tipo de zinabre em seus conectores e componentes eletrônicos.

  • O primeiro passo é retirar as pilhas do controle, em seguida, remova os parafusos do controle remoto, alguns modelos não tem parafusos, sempre utilize a ferramenta adequada, coloque os parafusos em um lugar seguro, uma tigela, copo e etc. Ideal para você não perdê-los.
  • Já com os parafusos removidos, o controle remoto deve se abrir facilmente. É possível utilizar uma cartão fino e de plástico para separar delicadamente as duas metades do controle. Se o componente não abrir, verifique se não existem quaisquer parafusos no controle remoto.
  • Separe os botões do circuito eletrônico, retire a manta de contatos (botões) da placa eletrônica, coloque o circuito eletrônico em um local seco.
  • Faça primeiro a limpeza dos botões, utilize detergente neutro e água, em seguida seque bem com a ajuda de uma pano macio e que não solte fiapos.
  • Limpe os componentes do circuito eletrônico, a utilização da solução de limpeza correta é a melhor maneira de proceder com a limpeza, sem correr o risco de danificar o componente. Utilize para a limpeza um limpador de contato comercial ou álcool isopropílico, ideal para remover sujidades e oxidação do componente, você pode encontrar estes produtos em qualquer loja de eletrônicos de boa qualidade.
  • Não se esqueça de limpar os conectores das pilhas, conectores oxidados e enferrujados podem ser limpos facilmente, utilize uma lixa bem fina ou uma lixa de unha.
  • Quando estiver terminado, junte todas as peças novamente, monte e depois teste o seu novo controle remoto.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário