Como limpar um depurador de ar



Os depuradores de ar servem para filtrar o ar do ambiente, é geralmente utilizado na cozinha, ajuda na remoção dos vapores, fumaças e odores que são produzidos ao preparar alimentos. Geralmente funciona como um exaustor, suga o ar do ambiente que é absorvido pelo filtro do depurador.

Para que funcione corretamente e não seja apenas um enfeite na cozinha, é preciso limpar o depurador de ar constantemente, o filtro e demais partes do eletrodoméstico necessitam de cuidados de higienização e limpeza, se o filtro estiver impregnado de sujidades não funcionará corretamente.

Neste artigo, veremos como limpar um depurador de ar passo a passo, conheça algumas dicas para deixar o eletrodoméstico em perfeitas condições de utilização, aprenda como higienizá-lo fazendo a faxina externa e interna do aparelho corretamente.

Como limpar depurador de ar de cozinha.Embora sejam eletrodomésticos diferentes que ofereçam funções semelhantes, limpar um depurador de ar é semelhante a limpar um exaustor de cozinha, para facilitar na remoção de sujidades impregnadas, poderá esquentar um pouco de água com suco de limão e vinagre. Com o depurador de ar ligado, deixe que o vapor suba durante alguns minutos, pode ajudar a amolecer um pouco a sujeira de difícil remoção.

Antes de começar a limpeza do depurador de ar, retire o aparelho da corrente elétrica. A manutenção e limpeza interna e externa deve ser feita em intervalos regulares, se você utiliza o eletrodoméstico frequentemente considere limpá-lo pelo menos a cada dois meses.

Para a limpeza das partes externas, internas e do painel de controle, utilize um pano ou esponja macia e levemente umedecida com água morna e detergente neutro. Não utilize produtos de limpeza abrasivos, pois estes produtos podem causar riscos ou manchas. Se o seu depurador é de inox, considere limpá-lo no sentido da escovação do aço.

Depois de fazer a limpeza, seque completamente todas as partes com a ajuda de uma pano limpo e que não solte fiapos.

A limpeza dos filtros de captação de gordura devem ser lavados para que funcionem adequadamente, retire-os do aparelho e proceda com a lavagem, lave-os com água morna e detergente neutro ou, se achar necessário, utilize lava louças.

Se necessário, utilize água morna e algumas colheres de bicarbonato e vinagre para ajudar a soltar as sujidades mais difíceis e, em seguida, proceda com a lavagem. Agora, enxugue bem e aguarde até que estejam secos para recolocá-los no depurador novamente.

O filtro de carvão nunca pode ser lavado, é necessário trocá-lo de tempos em tempos, verifique as condições de acúmulo de gordura, se necessário faça a troca por um novo.

Dicas e informações adicionais

  • Sempre siga as dicas de limpeza e de manutenção que constam no manual de instruções do depurador de ar, em caso de dúvidas, poderá entrar em contato com a assistência técnica da marca do seu aparelho ou entrar em contato com um profissional capacitado.
  • Para que a limpeza seja facilitada, sempre limpe o depurador de ar após cada utilização.
  • Durante a limpeza, poderá forrar a parte de cima do fogão com uma sacola ou pano velho, ajuda a evitar que as sujeiras se espalhem pela cozinha durante a limpeza.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Deixe um Comentário