Como limpar discos de vinil



A limpeza de um disco de vinil pode ser uma tarefa rápida, manter os seus discos de vinil livre de poeira ou outras sujidades proporcionara uma melhor experiência e qualidade do som, evitara o risco de danificar o disco de vinil e aparelho.

toca discos, também conhecido como leitor de discos vinis, utiliza uma agulha que passa pelos sulcos do disco e reproduz o som.

Esta agulha pode danificar o disco e atrapalhar na qualidade da musica quando a agulha ou o disco de vinil estiver sujo, então limpar um disco de vinil é um passo importante para manter a boa qualidade de som e vida útil do aparelho e disco por muito mais tempo.

Saiba como limpar discos de vinil.

Antes de qualquer dica caseira sobre como limpar discos de vinil (LP) saiba que existe a possibilidade de limpar os seus discos através da compra de uma solução de limpeza que é comercialmente disponível para este proposito, um fluído especial para limpeza de discos de vinil que pode ser facilmente encontrado fazendo uma busca na Internet ou em lojas especializadas.

Antes de fazer a limpeza dos seus discos de vinis seguindo a dica caseira abaixo é aconselhável utilizar um disco que já apresente problemas, ideal para fazer testes e ver se a dica funciona bem com você.

  • Coloque o disco de vinil embaixo da torneira com água corrente, se você utiliza algum tipo de filtro melhor ainda. Tenha cuidado durante a lavagem para não molhar os selos, você pode utilizar um tapa selos para a sua proteção.
  • Já com a mão devidamente lavada e limpa, segure o disco de vinil com uma mão, em seguida coloque um pouco de detergente neutro nas áreas que serão lavadas.
  • Utilizando um pouco de algodão, passe suavemente sobre todos os sulcos do vinil.
  • Depois de limpo, enxague com água corrente o lado do disco que você acabou de limpar, certifique-se de remover qualquer resquício de sabão e também fiapos de algodão.
  • Depois de limpo um lado repita todo o procedimento de limpeza no outro lado do disco.
  • Deixe o disco de vinil secar completamente em um local bem ventilado, que não tenha acumulo de pó e em posição vertical, deixe o disco secar naturalmente.

Lembre-se, esta dica é sobre como limpar os seus discos de vinil, apenas removera toda a poeira e outras sujidades sobre o disco. Alguns discos podem conter arranhões e desgaste. Nenhuma dica de limpeza irá corrigir isso. Assim, depois de realizar a limpeza, algum discos de vinil podem parecer perfeitos e outros não.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário