Como limpar fogão



Prepare deliciosas refeições em um fogão limpinho, fazer a limpeza do fogão pode ser uma tarefa cansativa, em grande parte, se tivermos o cuidado de limpar o fogão após o uso, utilizar um pano umedecido poderá ser o suficiente.

Quando limpamos o fogão regularmente podemos garantir uma melhor experiência e eficiência ao preparar alimentos. Manter o fogão sempre em perfeitas condições é importante para proporcionar a higienização adequada, além de melhorar a estética da cozinha.

O ideal é sempre limpar o fogão após cada utilização, assim a gordura e outras sujidades não terão chances de se acumularem, quando o fogão não é limpo adequadamente pode ficar com odores, manchas e sujeiras impregnadas, com o tempo, essas coisas podem deixar seu fogão com mal funcionamento,  aparência ruim e cheiro desagradável.

Aprenda como limpar um fogão.

Se por algum motivo um alimento ou líquido cair sobre o fogão durante o preparo de alimentos, procure desligar o fogão, espere esfriar e limpe-o com a ajuda de uma pano, ideal para evitar o entupimento e surgimento de manchas.

Antes de inicializar a limpeza do fogão podemos obter orientações sobre como melhor conservar e limpar o fogão seguindo o manual de instruções do eletrodoméstico.

Como limpar um fogão

Antes de inicializar qualquer limpeza ou manutenção no fogão, procure fechar o registro de gás e desligar o fogão da tomada. Nunca limpe o fogão quando o mesmo estiver quente, evite utilizar produtos abrasivos, agua sanitária ou cloro, estes produtos podem manchar o fogão.

Para fazer uma limpeza adequada na parte externa do fogão, utilize um pano macio e que não solte fiapos ou uma esponja macia umedecida com sabão ou detergente neutro. Seque em seguida com a ajuda de um pano macio e que não solte fiapos.

Para limpeza da mesa do fogão, retire os queimadores, grades e os botões e depois lave a mesa e as peças separadamente com uma esponja macia umedecida em detergente neutro e água. Seque todas as partes com um pano macio e que não solte fiapos.

Para não causar manchas no inox, evite utilizar produtos específicos para limpar aço inox em fogões que tenha aplicação de verniz, esses produtos de limpeza podem ser utilizados apenas em inox de fogões que não tem o acabamento com o verniz protetor.

Os queimadores do fogão podem ser limpos com água morna, uma esponja macia e sabão neutro, para remover a sujeira mais resistente e incrustada dos queimadores e tampas, utilize uma esponja de aço, passe sobre as peças fazendo movimentos circulares. Antes de recolocá-los no fogão, enxugue bem todas as peças com um pano que não solte fiapos, verifique se estão bem encaixados.

Caso aconteça o entupimento do pequeno orifício de saída de gás, é possivel limpa-lo como auxilio de um agulha para limpeza específica de fogões.

Como limpar o forno do fogão.

O forno do fogão pode ser limpo do mesmo modo que limpamos as grades e queimadores, retire as prateleiras antes de inicializar a manutenção, utilize água morna e sabão neutro umedecido em esponja macia e seque em seguida com um pano seco.

Lave a tampa de vidro do forno com esponja macia, detergente
neutro e água.

Para ajudar a remover a sujeira mais resistente, ligue o forno e aqueça por aproximadamente três minutos, certifique-se de que o forno não esteja muito quente antes de iniciar a limpeza, remova o excesso de sujeira e gordura com um pano seco, em seguida, faça a limpeza com a ajuda de uma esponja umedecida com sabão ou detergente neutro, retire o excesso da solução de limpeza e depois seque com uma pano que não solte fiapos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário