Como limpar objetos e peças de cristais



Diferentemente do vidro comum o vidro cristal é um tipo de material muito utilizado para a fabricação de taças, copos, joias, lustres e outros objetos mais requintados. É um material bonito, mas também muito delicado, merece um cuidado todo especial na hora da efetuar a manutenção e limpeza.

Então, quando vamos lavá-los, temos que tomar certas medidas para não danificar o objeto. Algumas peças de cristais podem ser belos itens decorativos e deixar o ambiente mais bonito e sofisticado, outras peças podem ser verdadeiros utensílios domésticos que são utilizados diariamente.

Embora seja possível encontrar cristais de diferentes cores, a maioria das peças fabricadas de cristais são feitas para serem brilhantes, reluzentes e transparentes.

Imagem ilustrativa sobre como limpar cristais.

Como limpar objetos decorativos de cristal

Com o decorrer do tempo o cristal armazenado em uma cristaleira ou utilizado para ajudar na decoração da casa pode acumular muita poeira ou se tornar opaco e sem brilho, objetos de decoração fabricados em cristal podem ser limpos regularmente.

Limpe objetos de cristais decorativos, tais como lustres, pingentes, candelabros, puxadores e etc, com o auxilio de uma esponja macia umedecida em uma solução de água morna com algumas gotas de detergente neutro. Para remover manchas e devolver o brilho ao cristal, adicione um pouco de vinagre à solução de limpeza.

Quando terminar de lavar, enxague todo o objeto para retirar a solução de limpeza e utilize uma pano macio, limpo e que não solte fiapos para secar e lustrar a peça.

Como limpar utensílios domésticos de cristal

Qualquer utensílio domésticos de uso diário feito de cristal, como por exemplo taças, copos, jarros, garrafas e pratos, precisam ser limpos diariamente, antes e após o seu uso, ideal para não alterar o sabor dos alimentos e mantê-los higienizados corretamente.

Limpe as peças de cristais delicadas com água fria ou morna, coloque-as separadamente sobre a pia de lavar louças, procure sempre evitar o impacto entre as peças, pia e na torneira.

Lave cada item com a ajuda de uma esponja umedecida com a mistura de água morna e detergente neutro. Se a peça estiver gordurosa ou com sujeiras impregnadas, lave com uma bucha macia umedecida em água e vinagre e, em seguida lave normalmente e depois enxágue com bastante água.

Imagem de exemplo sobre como limpar uma peça de cristal.

Dicas e advertências.

  • Secar completamente o cristal depois de limpá-lo fará com que toda a poeira e outras partículas de sujeiras presente no ambiente não consigam grudar no cristal logo após a sua limpeza.
  • Algumas peças de cristais mais trabalhadas podem ter relevos e gravuras, utilize uma escova de dentes macia para ajudar na limpeza.
  • Utilize sempre um material de limpeza que esteja higienizado e em perfeitas condições de uso, o pano molhado, esponja antiga ou de detergente abrasivo, pode alterar o sabor do alimento e riscar ou manchar a peça.
  • Evite lavar cristais delicados na maquina de lavar louça, o atrito pode acabar danificando a peça, o calor excessivo também deve ser evitado o cristal não tolera muito bem o calor e mudanças bruscas de temperatura.
  • Para ajudar na higienização do cristal, aonde a mão não consegue chegar, considere utilizar uma escova para limpeza de taças e copos fundos ou de mamadeira.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário