Como limpar panela de pressão



Neste artigo veremos como limpar panela de pressão, um utensílio culinário básico, bem útil e indispensável em qualquer cozinha, ajuda a cozinhar alimentos mais rapidamente e uniformemente.

A panela de pressão necessita de higienização e limpeza adequada, o ideal é limpa-la logo depois de cada utilização, ajuda a evitar o acumulo de sujidades e manchas que podem ser difíceis de serem removidas.

Uma panela de pressão pode ser feita a partir de diferentes materiais, aço, inox, alumínio, ferro, antiaderente e etc.

Esse tipo de panela é geralmente feita com varias partes e componentes que são removíveis e laváveis, independentemente do material que é constituída, o modo de lavar e limpar a panela não difere muito.

Aprenda como fazer a limpeza de uma panela de pressão.

Siga sempre as dicas de limpeza e instruções de uso que podem estar presentes no manual de instruções da panela de pressão.

Evite utilizar produtos de limpeza abrasivos para não danificar a panela e diminuir o seu perfeito funcionamento.

  • Podemos fazer a limpeza do interior e exterior da panela de pressão com água morna, utilize um detergente de lavar louça e esponja para proceder com a limpeza, lave o fundo e os cantos, enxague bem e seque em seguida.
  • Se a panela for constituída de revestimento antiaderente lave a panela somente com água, detergente ou sabão e uma esponja macia.
  • Guarde a panela sempre sem a tampa, ajuda a evitar o surgimento de manchas e odores indesejáveis.

A limpeza da válvula reguladora de pressão, válvula de segurança e borracha de vedação da panela de pressão deve ser feita regularmente. O acumulo de sujidades pode ocasionar o entupimento da válvula e pino de segurança o que pode acarretar no mau funcionamento e danos a panela.

  • Limpe os acessórios separadamente com água e detergente neutro.
  • O interior desses acessórios podem ser desobstruídos e limpos com a ajuda de um arame fino.
  • Depois de proceder com a limpeza, seque e coloque as partes novamente no lugar.

Como retirar manchas da panela de pressão.

É normal que com o decorrer do tempo, depois de longos períodos de utilização aparecer algumas manchas e arranhões na panela de pressão, geralmente não afetam no desempenho da panela de pressão.

  • Podemos utilizar vinagre para tentar limpar e remover manchas coloridas que podem estar presentes no interior da panela de pressão de aço inoxidável.
  • Para remover e limpar manchas pretas da panela de pressão utilize algumas partes de limão e sal, adicione água até o nível onde a panela está preta ou queimada, adicione algumas rodelas de limão com casca, leve ao fogo por alguns minutos, em seguida lave normalmente com água e sabão.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário