Como limpar o pente de memória RAM



Neste artigo trataremos de aprender como limpar o pente de memória RAM, acompanhe o tutorial e veja como é possível corrigir pequenos defeitos e melhorar o desempenho do computador, notebook ou até mesmo de outros dispositivos, otimizando e limpando a memória RAM.

Tanto em residências quanto em empresas, não são muitas as pessoas que fazem a manutenção preventiva do computador, geralmente isso só é percebido quando ele começa a apresentar problema. A memória de acesso aleatório (Random Access Memory) comumente abreviado para RAM é um componente essencial para o funcionamento de um computador.

Com o passar do tempo, pode acontecer de a memória ficar com excesso de poeira e oxidação acumulada, antes de recorrer a um técnico especializado, experimente retirar os pentes de memória e fazer uma limpeza nos seus contatos e slots, na maioria dos casos podemos tentar seguir alguns procedimentos úteis.

Saiba como limpar a memória RAM.

Se o seu computador não liga, está apitando, travando e com o desempenho abaixo do normal, o mal funcionamento pode ser devido a memória suja, deixaremos algumas dicas úteis para corrigir o problema.

Como limpar o pente de memória RAM do computador.

Como limpar o pente de memória RAM do computador.

O primeiro passo é desligar o computador e depois retirar o cabo de energia da rede de alimentação. Se houver qualquer aparelho ou dispositivo que esteja conectado ao gabinete da CPU, como pen drive, cabo USB, etc, removê-lo. Antes de remover, memorize ou tire uma foto da forma com que os fios foram ligados, ideal para não inserir os conectores e plugs no lugar errado depois de realizar a manutenção.

Retire o gabinete do local e leve para um lugar bem iluminado e confortável para trabalhar, o ideal é que seja um lugar limpo e espaçoso. Com a ajuda de uma ferramenta adequada, retire os parafusos que se localizam do lado oposto ao painel onde os conectores e plugs são conectados.

Retire a tampa do computador e localize os módulos de memória, memorize ou tire uma foto da posição em que a memória se encontra conectada no slot, ideal para não colocar a peça virada para a direção errada depois da limpeza.

Para tirar a memória RAM do computador é necessário desencaixá-la dos dois prendedores laterais, lado direito e esquerdo, puxe os grampos para baixo com cuidado e o pente de memória vai se soltar facilmente. Procure não segurar os chips e outros componentes eletrônicos da memória, segure pelas bordas, a energia estática pode danificar um componente eletrônico.

Coloque-a sobre uma superfície plana, o mais adequado seria uma superfície emborrachada e depois verifique os terminais,  eles devem ter uma cor opaca, metálica e dourada.

Efetue uma limpeza superficial, utilize um pincel ou jato de ar e, em seguida podemos limpar a memória RAM com borracha. Pegue uma borracha branca e passe na posição horizontal, comece do primeiro pino até o ultimo. Faça isso até que eles fiquem mais claros, repita o procedimento do outro lado. Com está dica é possível remover o zinabre e outras sujeiras da memória facilmente.

Depois de efetuar a limpeza certifique-se de retirar todos os farelos que porventura a borracha possa deixar sobre os contatos que foram limpos, mais uma vez utilize um pincel ou jato de ar.

Embora essa dica seja rápida e economicamente viável, podemos limpar o pente de memória utilizando um limpador de contatos eletrônicos, aplique uma pequena porção nos contatos e, em seguida, utilize uma flanela para fazer a limpeza.

Caso tenha encontrado alguma dificuldade de seguir o tutorial, encontrei um vídeo na Internet muito bem produzido onde é possível acompanhar todos os passos necessários para deixar a memória em perfeitas condições de uso.

 

Como limpar o pente de memória RAM do notebook.

Como limpar o pente de memória RAM do notebook.

Embora os passos para efetuar a limpeza da memória RAM de um notebook ou computador sejam os mesmos, é necessário saber como encontrar o local onde a memória do notebook se encontra.

Podemos obter essa informação através do manual de instruções do aparelho, a grande maioria dos modelos vêm com um compartimento de fácil acesso, que geralmente pode ser localizado na parte de traz do aparelho, para que a troca ou a manutenção da memória possa ser realizada com facilidade.

Desligue o notebook, retire o cabo de energia e carregador da rede de alimentação e também remova a bateria.

Com a ferramenta adequada, remova o compartimento de memória, puxe os grampos para o lado com cuidado e o pente de memória devera sair facilmente. Evite segurar os componentes eletrônicos da memória, segure pelas bordas ou utilize uma pulseira antiestática.

Realize uma limpeza superficial utilizando um jato de ar ou pincel macio e, em seguida limpe a memória RAM do notebook com um borracha branca ou limpa contato eletrônico.

Antes de recolocar a memória RAM no laptop, faça uma rápida limpeza utilizando um pincel macio ou jato de ar para que todo o resquício de borracha saia dos conectores.

Abaixo podemos assistir uma vídeo aula muito bem elaborada, com todos os passos necessários para deixar a memória do notebook limpa e perfeitas condições de uso.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário