Como limpar tapetes



Neste artigo deixaremos algumas dicas caseiras fáceis de serem seguidas sobre como limpar tapetes, com o passar do tempo o tapete pode acumular algumas sujidades, poeira e odor desagradável, embora a maioria dos tapetes sejam muito resistentes e duráveis, necessitam de alguns cuidados durante a limpeza, higienizar o tapete da forma correta garantirá a sua durabilidade e beleza por muito mais tempo.

Os tapetes podem ser limpos semanalmente, fazendo o uso de um aspirador de pó, procure sempre utilizar o bocal liso, se o ambiente onde o tapete se encontra for de grande movimento, é recomendável intensificar o uso do aspirador, fazer uma limpeza diária.

Saiba como limpar um tapete

Certifique-se de utilizar o aspirador limpo, utilizar um saco coletor vazio ou recém trocado, os filtros também podem ser trocados para melhorar a eficiência do aparelho, já falamos aqui sobre como limpar um aspirador de pó.

Para remover manchas e sujidades aparentes é possível fazer um limpeza no tapete utilizando detergente neutro diluído em água, faça a mistura adicionado algumas gotas de detergente sobre o recipiente com água até formar uma espuma consistente.

Em seguida, aplique a mistura sobre o local do tapete a ser limpo com o auxilio de uma pano limpo e que preferencialmente não solte fiapos, procure sempre limpar o tapete no sentido do pelo. Depois de limpar a superfície passe outro pano umedecido para retirar qualquer resquício da solução que foi utilizada, em seguida seque o tapete com o auxilio de uma pano seco, limpo e que não solte fiapos.

Limpar tapetes com vinagre

Outra solução de limpeza para remover manchas e limpar tapetes consiste em fazer uma mistura de vinagre branco em água, utilizando sempre a mesma proporção, poderá adicionar algumas gotas de detergente. Faça a mistura em um recipiente apropriado e aplique diretamente sobre a sujeira ou mancha do tapete, utilize uma esponja macia para fazer a remoção das sujidades. Deixe alguns minutos e, em seguida, limpe a área com uma pano e deixe secar.

Embora seja uma dica caseira que apresenta bons resultados, é interessante aplicar uma pequena quantidade em uma área escondida do tapete. Assim, você poderá verificar a eficiência da solução, sem danificar ou manchar o tapete.

Limpar tapetes com sal

Se você deseja praticidade, mesmo que um pouco demorado, ou está com receio de molhar o seu tapete, poderá limpá-lo com sal. Assim, será possível limpar o tapete a seco, sem a necessidade de utilizar água ou qualquer tipo de produto de limpeza. O método é muito simples, jogue uma camada de sal, preferencialmente grosso, sobre toda a superfície do tapete e depois enrole-o. Será preciso mantê-lo assim durante 2 ou 3 dias. Depois, basta desenrolá-lo e passar o aspirador de pó para tirar todo o resto de sal. Seus tapetes serão limpos e desinfectados facilmente.

Remover odores do tapete

Se deseja tirar mau cheiro do tapete, poderá tentar aplicar um pouco de bicarbonato sobre a área afetada, deixe o produto descansar durante algumas horas e depois faça a remoção com a utilização de um aspirador. Se acontecer de o mau odor persistir, mesmo depois de algumas aplicações, adicione um pouco de vinagre e, em seguida, faça a limpeza regular, utilizando detergente neutro e água.

Dicas e informações adicionais

Procure sempre seguir as orientações e dicas de limpeza do fabricante do tapete, antes de limpá-lo, certifique-se de verificar as informações de limpeza e de lavagem que podem estar presentes na etiqueta do produto, assim será possível deixar o tapete limpinho preservando as cores e as fibras.

Você também pode optar por fazer a manutenção e limpeza do tapete com a ajuda de um profissional qualificado que lhe informará o melhor método a ser utilizado para deixar o seu tapete limpo de acordo com o modelo e tipo especifico de tapete.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário