Como limpar e tirar o mofo ou bolor da madeira



Acompanhe neste artigo um tutorial com algumas dicas sobre como limpar madeira com mofo ou bolor, um tipo de fungo que se desenvolve em ambientes quentes e com umidade.

Se você encontrou algumas manchas acinzentadas ou brancas na madeira da sua casa, seja um móvel, piso ou forro, com uma aspecto embolorado, as chances de que seja mofo são grandes, quanto mais tempo o mofo permanecer na madeira, mais trabalhoso será para limpá-la.

Remover o mofo da madeira rapidamente ajudara a proteger a integridade da madeira, diminuindo as chances de danifica-la e torna-la quebradiça e frágil, os passos são simples, podemos utilizar produtos domésticos que provavelmente temos e utilizamos em casa.

Imagem sobre o artigo de como limpar e tirar mofo ou bolor da madeira.

Como limpar o mofo da madeira

Comece a limpeza assim que notar o surgimento do bolor ou simplesmente o cheiro de mofo, é importante identificar a causa, evite sempre a umidade em locais que são mais propícios ao aparecimento de bolor, deixe o local sempre arejado, e se possivel deixe a madeira sobre a exposição da luz solar em intervalos regulares.

  • Umedeça uma esponja limpa e macia em uma solução com vinagre, ajudara a limpar e eliminar o cheiro ruim, torça a esponja até que esteja quase seca, evitara que a solução de limpeza fique pingando em locais onde não é necessário.
  • Passe a esponja sobre a superfície da madeira mofada para proceder com a limpeza, repita o procedimento caso necessário.
  • Depois de limpar a madeira, passe uma pano seco e limpo para retirar o restante da solução, em moveis de madeira compensada, o ideal é secar completamente logo após a limpeza, deixe o local ventilado.
  • Podemos utilizar também agua sanitária, limpe a madeira com um pano umedecido numa mistura com água, em partes iguais. Seque logo em seguida para evitar o aparecimento de manchas.

Como acabar com o mofo presente na madeira

Existem alguns produtos e eletrodomésticos no mercado que ajudam a eliminar o bolor, são chamados de antimofo, ajudam a retirar a umidade do ar, podemos encontrar esses produtos no mercado ou em lojas especializadas.

Imagem ilustrativa sobre dicas acabar com o mofo da madeira.

Para ajudar a evitar o mofo do armário, guarda-roupas, cômoda, closet e etc, proceda com a limpeza como indicada no artigo, depois basta utilizar uma dica caseira que apresenta bons resultados, adicionar alguns pedacinhos de giz escolar dentro do mobiliário, não esqueça das gavetas.

Podemos também prevenir o surgimento do mofo utilizando outros produtos que ajudam a retirar e reter umidade, um pouco de cal, carvão ou bicarbonato, o aconselhável é colocar o produto escolhido em um recipiente de plástico, sem tampa ou com pequenos furinhos, ideal para não sujar as roupas, troque em intervalos regulares.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário