Como limpar um fogão cooktop de vidro



Para que seu fogão cooktop de vidro fique sempre limpo, livre de manchas e arranhões é necessario realizar todos os passos de manutenção adequadamente. Utilizar produtos de limpeza específicos e seguir uma rotina diária de conservação.

O fogão cooktop é conhecido por muitas pessoas como sendo um belo acessório para utilizar na cozinha, possui um design elegante, é moderno e geralmente é muito fácil de utilizar e cuidar. Pode ser encontrado em diferentes cores, branco, marrom, amarelo, vermelho, preto e etc.

Para deixar um fogão cooktop vitrocerâmico limpo e brilhante podemos seguir as dicas de limpeza que geralmente estão presentes no manual de instruções do eletrodoméstico.

Se não encontrar as instruções ou elas não funcionarem, poderá aprender como limpar um fogão cooktop de vidro seguindo o passo a passo abaixo.

Como limpar um fogão cooktop de vidro.

Cuidados com a limpeza

Por motivos de higiene e segurança, procure sempre manter o seu fogão limpo, sempre desligue-o da tomada antes de iniciar a manutenção.

O acúmulo de alimentos, gorduras e outras sujidades podem se impregnar com o decorrer do tempo e causar mau cheiro ao preparar alimentos. Nunca utilize produtos de limpeza abrasivos, pois eles podem riscar o revestimento de vidro do fogão.

Se, por descuido, acontecer de objetos ou alimentos, ficarem impregnados sobe a superfície de cocção, procure tentar utilizar uma espátula de limpeza, que geralmente acompanha o aparelho, evitando assim, causar arranhões ou outros danos à superfície.

Limpando um fogão cooktop de vidro

Para fazer a limpeza das partes externas e do painel use uma esponja macia umedecida ou um pano úmido que não solte fiapos com água morna e algumas gotas de detergente neutro. Caso o modelo do seu cooktop utilize queimadores removíveis, a melhor maneira de mantê-los limpos é fazendo a lavagem com água morna, sabão neutro e uma esponja macia. Se deseja praticidade, poderá utilizar o lava louças.

Se os botões do seu cooktop são removíveis poderá retirá-los para limpá-los, isso geralmente não é necessario, bastando utilizar a solução de água morna, esponja levemente umedecida e detergente neutro.

Geralmente a superfície de cocção é de fácil limpeza, para que fique sempre com um aspecto de novo e brilhante, podemos realizar algumas etapas adicionais. Espere que a superfície esfrie e remova primeiramente, toda a sujeira e restos de comida que foi se acumulado durante o preparo dos alimentos utilizando um pano ou toalha de papel.

Agora, adicione algumas gotas de um produto de limpeza próprio para vidros cerâmicos sobre a superfície ou utilize um detergente neutro, esfregue-o utilizando um papel toalha ou um pano limpo e que não solte fiapos.

Depois de realizar as etapas de limpeza, seque completamente as partes úmidas, vai evitar danos e ajudar a dar brilho e deixar o aparelho com aspecto de novo.

Como remover manchas de um fogão cooktop de vidro

Durante a utilização do cooktop de vidro, alguns alimentos podem cair sobre a superfície, com o passar do tempopodem ocasionar mancha, se não forem limpas imediatamente, são difíceis de remover. Uma dica caseira e que apresenta bons resultados para tirar manchas esbranquiçadas ou de difícil remoção do fogão cooktop de vidro é utilizar bicarbonato de sódio e limão, antes de começar, poderá testar uma pequena área.

A utilização dessa solução de limpeza é muito simples,  basta adicionar a quantidade necessária de bicarbonato de sódio para cobrir a área manchada e, em seguida, adicionar uma pequena quantidade de suco de limão sobre o produto, poderá umedecer um pano, utilizar uma toalha de papel ou utilizar a própria casca do limão para deixar a área uniforme.

Em seguida, utilize um pano para ir limpando a superfície, fazendo movimentos circulares, será formado uma pasta de limpeza. Limpe até que as manchas sejam removidas, então, utilize um pano seco e comece a remover os resíduos e fazer o polimento, vai ajudar a lustrar e devolver o brilho do seu cooktop de vidro.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário