Como limpar uma máquina de lavar louças



Uma máquina de lavar louças é um eletrodoméstico que funciona de forma automática, limpa pratos, copos, talheres, formas, assadeiras e panelas. Utilizá-la é bastante simples, basta colocar na máquina, toda a louça que será lavada, adicione o detergente próprio para o aparelho, ajuste para o ciclo de lavagem apropriado e pronto a louça sairá limpinha e sequinha.

Com o decorrer do tempo, sua máquina de lavar louça pode começar a acumular sujidades, ela pode facilmente começar a ficar suja com restos de comida, gordura e resíduos de sabão. Além de começar a apresentar um cheiro desagradável, pode fazer com que o seu eletrodoméstico não trabalhe mais de forma eficiente.

É importante fazer a limpeza interna e externa do eletrodoméstico, aprender como limpar uma máquina de lavar louças não é complicado, é uma tarefa rápida e vai ajudar a garantir que cada utensílio fique limpo, brilhante e higienizado corretamente.

Limpar uma máquina de lavar louças.

Limpeza externa da máquina de lavar louça

Utilize um pano ou esponja macia ligeiramente umedecida com água e com algumas gotas de detergente neutro para limpar a parte de fora da máquina de lavar louça, não se esqueça de passar o pano nas juntas e dobradiças, quando estiver terminado, utilize um pano macio e que não solte fiapos para secar e remover os resíduos da solução de limpeza.

Para dar brilho, poderá utilizar cera de polimento apropriada para eletrodomésticos de inox ou linha branca, nunca utilize produtos abrasivos em qualquer parte da lava louças, principalmente na porta e no gabinete, poderá arranhar e danificar os componentes.

Limpar a parte interna da lava louça

Para limpar a parte de dentro da lava louças, ligue-a ou esperar o ciclo de lavagem terminar e, em seguida, esvazia a máquina completamente, deixe somente os acessórios que acompanham o eletrodoméstico.

Encha uma xícara ou pequena vasilha com vinagre e, em seguida, coloque na prateleira de cima da máquina de lavar louça.

Faça a lavagem, coloque a lava louça para funcionar utilizando o ciclo completo ou o mais demorado, utilizando a temperatura da água o mais quente possível.

Quando estiver terminado, adicione um pouco de bicarbonato de sódio no interior do eletrodoméstico, principalmente no fundo, perto dos filtros e lados, inicie uma nova lavagem, utilizando o ciclo curto e temperatura da água o mais quente possível.

O vinagre vai ajudar a amolecer as sujidades impregnas, higienizar e desinfetar o aparelho, o bicarbonato vai ajudar a clarear, eliminar manchas e cheiros fortes.

Dicas e informações adicionais.

Leia o manual de instruções do fabricante, certamente é um bom local para encontrar informações úteis sobre como fazer a manutenção correta do equipamento.

Para realizar a higienização completa é necessário fazer a limpeza do filtro, pode ser limpo facilmente, remova-o de sua base, que fica localizado no fundo da maquina, passe uma escova macia com sabão neutro e enxágue com água corrente.

Verifique as hélices giratórias, aspersores de água. Para que a água possa fluir de modo correto, é necessário desobstruir todos os orifícios obstruídos com detritos ou mineiras. Desligue o equipamento da energia e utilize um alicate pequeno para conseguir alcançar os locais de difícil acesso.

Limpe as cestas da máquina com um pouco de detergente neutro e esponja macia, procure remover todos os detritos sólidos que não saíram durante a limpeza.

Antes de utilizar a máquina de lavar louça é importante remover todos os restos de alimentos, detritos soltos e partes de objetos que podem se soltar durante o ciclo de lavagem.

Se você precisa remover mofo e bolor e as dicas acima não apresentaram os resultados esperados, poderá desinfetar a sua lava louças com água sanitária, basta adicionar na máquina já vazia, um pouco de água sanitária, faça um ciclo médio de lavagem. Não misture o produto com detergentes ou qualquer outro produto de limpeza, não usar em inox.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Deixe um Comentário