Como limpar uma corrente de prata escurecida



Embora seja um metal nobre, a indústria de joias oferece muitas opções de peças com preços e qualidades diferentes quanto as correntes folheadas ou de liga de prata.

No entanto, independentemente da qualidade, este material tende a escurecer, ser danificado pelo ambiente externo ou utilização inadequada.

Felizmente, existem diferentes métodos eficazes para quem deseja aprender como limpar uma corrente de prata naturalmente. Se manchas pretas apareceram na corrente, descoloração ou aparência desbotada, aqui estão alguns truques para limpar correntes de prata escurecidas.

Corrente de prata escurecida antes e depois.

Leia também: como limpar prata.

Porque a corrente de prata escurece ou amarela?

Embora a prata seja um material bastante durável, continua à ser um metal que oxida com o passar do tempo. Se você utiliza ou já utilizou alguma joia de prata, é provável que ela tenha amarelado ou escurecido completamente com o decorrer do tempo.

O escurecimento é um processo comum que acontece com a prata. Embora pareça oxidação, geralmente escurece devido ao enxofre que está presente no ambiente, desde aos gases presentes na atmosfera, aos diferentes produtos de beleza que utilizamos.

O enxofre em contato com a prata acaba formando uma camada de sulfeto de prata, que tem uma cor escura e aspecto de sujo. Além disso, o suor também pode auxiliar no escurecimento da prata, fazendo com que a água e os sais mineiras ajudem a joia a se misturar com o gás de enxofre, a peça muda de cor brilhante para um tom escuro e com aspecto desbotado.

Como limpar uma corrente de prata

Há diferentes dicas e truques disponíveis para remover o escurecido de um colar de prata em casa mas o papel alumínio é o bicarbonato de sódio são os ingredientes de limpeza necessários para quem não deseja ter muito trabalho e esforço.

Primeiro pegue a corrente de prata e coloque-a dentro do papel alumínio, envolva a peça dando ao menos uma volta na folha. Em seguida, insira a corrente em uma tigela ou panela de alumínio. Agora, adicione água o suficiente para cobrir a corrente de prata envolvida no papel.

Adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio na água e depois coloque o recipiente no fogo e deixe em ebulição por cerca de cinco minutos. A ideia é que a fervura leve pelo menos cerca de cinco minutos.

O efeito deste processo acontece devido a reação que ocorre com todos os elementos. Neste caso, o bicarbonato de sódio faz com que o enxofre seja transferido para a folha de alumínio, razão pela qual o papel muda de cor.

Limpar uma corrente de prata que ficou preta com este método pode apresentar resultados satisfatórios. Ao remover a água da panela, podemos notar como a corrente está limpa e com o seu brilho restaurado. Além disso, a dica também server para outros acessórios, tais como moedas, joias de pratas e outros itens semelhantes.

Método vinagre e bicarbonato

Outra opção para limpar uma corrente de prata com métodos naturais é usar vinagre e bicarbonato de sódio. Faça uma pasta consistente utilizando partes iguais, se preferir, você pode adicionar algumas gotas de limão. Passe um pano na mistura e, em seguida, esfregue o item como se você estivesse polindo o cordão.

Limpeza com pasta de dente

O flúor disponível no creme dental funciona como um abrasivo e permite dissolver a camada escura presente na peça. A primeira coisa que você deve fazer é lavar com detergente neutro a corrente de prata, seque bem logo em seguida.

Agora, utilizando uma quantidade generosa de creme dental, espalhe o produto utilizando um pano macio e que não solte fiapos, deixe descansar por cinco minutos. Quando terminar, lave e enxague em água, procure secar bem a corrente inteira logo em seguida.

Usar ketchup

Fazer a limpeza da prata com ketchup diluído em água não é um truque novo mas também é bastante eficaz. O procedimento é muito simples, deixe a peça sob imersão em uma bacia com ketchup e água, deixe descansar durante uns quinze minutos. Se a mancha ou cor escura não foi completamente removida, você ainda pode esfregar a peça com um papel toalha macio antes de lavar.

Mais algumas dicas para limpar uma corrente de prata escurecida

Para polir ou esfregar a prata é recomendável utilizar uma escova de dentes, pano macio e livre de fiapos ou algumas bolas de algodão.

Embora seja menos acessível, você também adquirir e utilizar polidores próprios, um líquido de polimento que permitem dar brilho em ouro, prata e diferentes metais brancos.

Quando a corrente estiver limpa e seca, você pode polir ainda mais a joia com um pano macio para adicionar o brilho característico ao metal.

Para evitar o escurecimento da corrente de prata, evite utilizá-la enquanto está mexendo com produtos abrasivos, de limpeza doméstica ou cosméticos. Quando não for utilizá-la, guarde a peça em um local seco e arejado.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário