Como limpar cortiça



Há muitas dúvidas sobre como fazer para limpar cortiça, talvez porque que os primeiros produtos feitos com esse material não eram tratados é ficavam facilmente sujos ou talvez pela falta de conhecimento sobre como cuidar desse produto natural.

Felizmente o acabamento desses produtos têm melhorado bastante ao longo do tempo, sendo que a maioria agora possui um acabamento com ceras naturais e outros tipos de aplicações para que a cortiça não se suje facilmente.

A cortiça requer alguns cuidados de manutenção, pois o material que o forma é delicado. No entanto, deixaremos algumas dicas sobre como limpar a cortiça para que seja possível mantê-la sempre bonita e com aspecto de nova.

Como limpar cortiça.

Leia também: como limpar produtos de Juta.

Limpar produtos de cortiça

Os produtos que precisamos são:

  • Água morna;
  • Uma escova macia;
  • Sabão ou detergente neutro.

Instruções

O processo de limpeza é fácil e rápido. Primeiro, espalhe um pouco de detergente neutro umedecido com água morna sobre o produto. Feito isso, passe a escova macia suavemente, tomando cuidado para não a danificar o produto de cortiça.

Quando terminar, lave com água fria para que a sujeira e todo o sabão seja removido e verificar o resultado. Se necessário, repetir o procedimento inteiro. Espalhar o sabão, escova e água quente, enxaguar com água fria.

Pronto, agora é só passar uma toalha macia e secar na sombra os forros e outras partes feitas de outros matérias. Embora a dica seja simples, o resultado pode ser excelente, deixando a cortiça como nova.

Remover manchas

Se a sujeira não saiu com a limpeza básica, pode seguir alguns truques simples. Primeiro, pode tentar apagar riscos e manchas com a ajuda de uma borracha escolar branca. Funciona na maioria dos casos e só precisamos esfregar a borracha no local afetado.

Como alternativa, também pode tirar as manchas mais difíceis com toalhas desmaquilhantes e lenços umedecidos para limpeza. Faca essas manutenções sempre que precisar e repita os passos caso necessário.

Informações adicionais:

É possível molhar a cortiça durante a limpeza? A Cortiça é um material de origem vegetal, feita com a casca do sobreiro, é leve e com grande capacidade isolante. Então, diferente do couro ou camurça, algumas de suas qualidades são a impermeabilidade e resistência a água.

A cortiça pode ter muito usos como na forração de paredes para isolamento acústico e isolamento térmico, móveis, rolhas de garrafas, boias, na produção de bolsas, malas, cintos, carteiras, sapatos e muito mais.

Como podemos perceber, limpar produtos de cortiça é simples e rápido, utilizando produtos domésticos e acessíveis, podemos deixar o material como novo facilmente.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário