Como limpar couro



Aprenda neste artigo como limpar couro e conservá-lo corretamente, muitas pessoas querem saber como cuidar e preservar adequadamente o couro, um material nobre, com alta durabilidade mas relativamente delicado, utilizado para a confecção de diversos artefatos.

O couro é utilizado para a confecção e acabamento de diversos produtos como na indústria da moda,  roupas e acessórios de couro são amplamente utilizados e nunca saem de moda, botas, sapatos, cintos, calças, carteiras, bolsas, malas, pastas, jaquetas, chapéus entre outros são alguns exemplos.

O couro esta presente até mesmo na indústria automotiva, o couro automotivo é geralmente utilizado na parte interna de alguns veículos, como por exemplo na confecção de bancos de couro e acabamento do veiculo. Podemos também encontrar o couro em alguns móveis e acessórios da decoração.

Imagem sobre o artigo como limpar couro

Imagem ilustrativa sobre como limpar couro

 

É possível limpar couro seguindo apenas algumas dicas, existem até mesmo produtos e profissionais especializados em fazer a limpeza e manutenção correta do couro. Na maioria das vezes quando limpamos couro, simplesmente precisamos evitar de danificar ou mudar sua aparência, então saiba que não é possível utilizar qualquer produto para sua limpeza.

Você pode utilizar alguns produtos que você já tenha em casa, caso não tenha é super fácil de encontrar e relativamente barato:  água, sabonete hidratante, azeite de oliva e um pano limpo.

Antes da limpeza faça um teste, passe um pouco de sabonete hidratante em um pano umedecido com água em uma pequena parte do couro, uma parte que seja escondida e menos visível, caso não haja nenhum desbotamento ou perda de cor poderemos efetivamente limpar o couro.

Agora basta identificar aonde é preciso limpar o couro e utilizar um pano umedecido com água e sabonete hidratante para fazer a limpeza, passe o pano suavemente até obter um resultado satisfatório, depois basta passar a parte do pano seca e limpa removendo qualquer excesso de umidade que tenha ficado no couro.

Caso você ache necessário é possível hidratar o couro utilizando um pouco de azeite de oliva utilizando um algodão umedecido com o produto,  também é possível utilizar hidratante específico para couros, vendidos em lojas especializadas.

Se você acha que o couro que deve ser limpo encontra-se muito sujo com muitas manchas de mofo e sujeiras impregnadas, você pode levar a peça em uma lavanderia especializada, nesses casos é um profissional qualificado que ira lavar e hidratar sua peça de couro.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário