Como limpar ferrugem



Se você tiver ferrugem que precisa remover, seja nas ferramentas, em uma superfície de aço inoxidável, nas roupas, mobiliários de jardim ou em uma superfície de metal, em seguida, pode acompanhar uma série de dicas simples e eficiente para aprender como limpar ferrugem.

Tecnicamente, a ferrugem é óxido de ferro e ocorre quando o ferro, ou um composto contendo ferro é exposto ao oxigênio durante um longo período, sendo que a umidade, geralmente água, acelera o processo de corrosão.

Mesmo que as manchas pareçam ser um desafio para remover, pode tentar utilizar produtos caseiros e econômicos que você talvez já tenha em casa antes de usar um produto para remover a ferrugem de metais ferrosos e todos os resíduos deixados pela oxidação.

Como limpar ferrugem.

O procedimento que funciona melhor, dependerá do tipo de objeto que você está tentando limpar e quanto a ferrugem se acumulou no item com o decorrer do tempo.

Tirando ferrugem com Sal e Limão

A combinação do sal e limão pode tirar a ferrugem de pisos, revestimentos e de diferentes objetos manchados. Coloque sobre um local plano o material cuja ferrugem precisa remover.

Em seguida, coloque o sal, cobrindo toda a superfície do objeto. Adicione suco de limão, certificando-se de cobrir todo o item que pretende limpar. Passadas algumas horas, podemos perceber que a sujeira começa a soltar.

Deixe a solução de molho por um dia e limpe o local como de costume. Em situações nas quais as sujidades são superficiais, pode tentar passar um limão cortado ao meio com um pouco de sal, esfregando sobre a área manchada até que consiga obter o resultado desejado.

Remover ferrugem com vinagre

O vinagre é um produto econômico que possibilita deixar um material enferrujado limpo sem muito esforço. Coloque em um recipiente o objeto oxidado, digamos, se você quiser remover a ferrugem dos parafusos, remova os parafusos e mergulhe-os no recipiente com vinagre.

Certifique-se de adicionar vinagre suficiente para cobrir toda a peça. Deixá-lo de molho por aproximadamente 48 horas, esfregá-lo, limpá-lo e você vai notar que a ferrugem começa a soltar com a solução de vinagre. Agora, apenas esfregue o local com a ajuda de uma escova de dente. Caso seja necessário, pode repetir o processo.

Bicarbonato

Faça a mistura de bicarbonato de sódio e água morna em um recipiente até que se forme uma pasta espessa. Pegue o objeto sujo e apenas cubra com a mistura, deixando agir até secar. Feito isso, remova os resíduos soltos e limpe o restante da sujidade com a ajuda de uma escovinha. Caso isso não funcione, também pode adicionar um pouco de vinagre na mistura.

Batata e Sal

Para remover a ferrugem com batata, corte-as ao meio primeiro. Utilizando uma metade, simplesmente esfregar sobre a ferrugem do objeto e, em seguida, espalhe um pouco de sal sobre a superfície oxidada.

Agora, use a outra metade da batata para esfregar o sal, com se você estivesse polindo a peça. Quando a ferrugem desaparecer, limpar e secar o seu objeto normalmente.

Utilizando Cebola

A ferrugem em utensílios de cozinha é algo que não tem como evitar. Para acabar com essa sujeira de maneira fácil, pode tentar usar uma cebola. As cebolas são perfeitas para remover quaisquer marcas enferrujadas e pequenas, tais como em talheres, tesouras, e louças. Para fazer isso, só precisa colocar o metal enferrujado em uma cebola, e deixar repousar várias horas. Após esse tempo, pode retirar o utensílio e lavar normalmente.

Tirar ferrugem de metal cromado

Diferentemente do aço inoxidável, o metal cromado pode ficar oxidado. Quando manchas aparecem em itens cromados como em utensílios de cozinha, maçanetas e torneiras, pode remover a sujeira com papel alumínio.

Basta passar um pedaço de papel alumínio na ferrugem e esfregar. Se deseja conhecer um passo a passo, pode acompanhar a matéria que preparamos sobre como limpar e remover oxidações de superfícies cromadas.

Remover mancha de ferrugem da roupa

Embora pareça difícil, podemos remover manchas de ferrugem da roupa com certa facilidade. Primeiro, coloque três colheres de sopa de sal sobre a área afetada, feito isso, coloque também o suco de 1 limão.

Esfregue tudo com a ajuda de uma escova de lavanderia. Coloque a calça jeans, blusa, camiseta ou qualquer acessório que tenha limpo no sol por 20 minutos. Caso necessário, coloque mais limão e continue esfregando a sujidade até que tudo seja removido. Feito isso, pode colocar a roupa na máquina de lavar normalmente.

Lixando a superfície

Por exemplo, se precisa tirar ferrugem de portão de ferro e as dicas caseiras não funcionaram, pode ser necessário um pouco de esforço. Passe um pano com vinagre e, em seguida, use lixa de ferro para tirar a oxidação e sujeira das grades.

Além disso, também pode usar uma escova de aço para alcançar os locais de difícil acesso. Quando terminar, pode passar uma tinta anti-ferrugem, que não necessita de fundo, se aplica diretamente sobre ferro limpo.

Usando a eletrólise

A eletrólise é uma técnica usada na remoção da ferrugem de metal fundido, ferro ou até aço inoxidável. Embora o procedimento seja bastante eficiente, precisará de material e conhecimento adequado. Se deseja fazer isso, pode consultar a ajuda de um profissional especializado.

Plástico ou PVC

O plástico é também um material susceptível à corrosão quando em contato com materiais ferrosos. No entanto, essas manchas costumam sair com facilidade. Apenas coloque vinagre, deixe de molho por algumas horas e esfregue a parte afetada.

No caso do forro de PVC por exemplo, é um pouco mais complicado. Se a ferrugem não danificou o revestimento de proteção do PVC, você pode removê-lo com a ajuda de um pano e uma limpeza básica com detergente. Se estiver bastante danifica, poderá ser necessário substituir o local afetado ou utilizar um produto especifico para remover óxido de ferro de plástico com uma escova e, em seguida, enxaguar abundantemente.

Produtos Específicos

Se as dicas não funcionaram, ainda é possível acabar com toda a sujeira utilizando produtos específicos para tirar ferrugem de pisos, paredes e outros diferentes itens. Em geral, poderá encontrar o produto que melhor atenda as suas necessidades em um estabelecimento que comercialize ferramentas e materiais de construção.

Como evitar a formação de ferrugem

Idealmente, é preciso evitar a formação de ferrugem em superfícies e para conseguir isso é preciso cobrir metais suscetíveis com vernizes, tintas ou revestimentos anticorrosão. Já com os objetos de ferro onde isso não é possível, é recomendado lavagem, secagem e, em seguida, passar óleo ou lubrificante, após cada utilização e antes do armazenamento.

Pronto! Agora que terminou, não se esqueça de secar o item completamente após a completa remoção da ferrugem. Fazendo isso, todo o seu trabalho não será perdido. Além disso, a prevenção é um passo essencial para manter objetos metálicos sem ferrugem. Se deseja conhecer outras dicas de limpeza, pode acompanhar a matéria sobre como limpar uma pia de aço inox

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário