Como limpar os filtros do ar-condicionado



Com diferentes modelos de ares-condicionados residenciais disponíveis, como do tipo janela, portátil e split o aparelho eletrodoméstico passou a ser utilizado em diferentes cômodos da casa.

Uma maneira simples de preservar o ar-condicionado é através da limpeza dos filtros. Além de remover a sujeira acumulada que pode ocasionar um cheiro ruim de poeira, o aparelho poderá trabalhar menos forçado e melhor, reduzindo em muitos casos o consumo de energia.

Você não precisa ser técnico para fazer a manutenção do filtro do ar condicionado em casa. Se tiver as habilidades necessárias, pode fazê-la você mesmo. Caso não tenha, peça instruções para algum profissional no assunto. De qualquer maneira, lembre-se sempre de verificar o que precisa ser feito durante a limpeza no manual de instruções do equipamento.

Limpeza do filtro do ar-condicionado.

Quando fazer a limpeza dos filtros

Para um melhor desempenho do equipamento e para evitar possíveis falhas de funcionamento, a limpeza do filtro do ar-condicionado pode ser realizada a cada duas semanas. Essa limpeza frequente é rápida e evita o acúmulo de sujidades e poeira. Se não é possível, poderá tentar manter o equipamento bem limpo tirando o filtro do ar condicionado pelo menos uma vez por mês para poder fazer a manutenção com certa frequência.

Limpar os filtros do ar-condicionado

Primeiro, precisamos desligar o aparelho da corrente de energia e, em seguida desligue também o disjuntor da casa para evitar problemas elétricos.

Abra ou remova a tampa com cuidado para retirar o filtro. Em geral, basta levantar ambos os lados. Se necessário, encontre o botão ou pino de abertura nas laterais, na parte superior ou inferior do dispositivo. O procedimento pode variar de acordo com o modelo e marca do equipamento. Consulte o manual do usuário caso encontre dificuldade.

Depois de aberto, encontre e retire os filtros para fazer a lavagem. Puxe a alça e levante-a levemente. Depois, puxe o filtro de ar pelo centro na sua direção e deslize-o para removê-lo.

Lave o filtro do condicionador de ar somente com água morna e detergente neutro. Esfregue delicadamente com uma esponja macia. Se a sujeira estiver impregnada, poderá repetir o procedimento até que tenha o filtro limpo.

Deixe o filtro secar completamente a sombra e coloque novamente no aparelho da mesma maneira que retirou. Certifique-se de que o filtro esteja bem seco antes de colocar novamente no produto.

Agora, poderá fechar o console e limpar a parte exterior com a ajuda de um pano úmido e que não solte fiapos. Quando terminar, poderá ligar o aparelho novamente e verificar se o ar-condicionado não emite nenhum odor ou barulho.

Em caso de dúvidas, primeiro consulte o manual do usuário que acompanha o seu aparelho. Caso prefira, poderá acompanhar o vídeo de como limpar os filtros do ar condicionado passo a passo.

Quando trocar o filtro do ar-condicionado?

O filtro de ar é uma peça importante do condicionador de ar, e muitas vezes a manutenção é esquecida pelo fato de muitos desconhecerem a sua necessidade de limpeza para o correto funcionamento do aparelho. O elemento filtrante possibilita eliminar impurezas e pequenas partículas que podem estar presentes no ambiente.

Embora seja bastante durável, pode ser necessário trocar o filtro do ar-condicionado quando o objeto não é do tipo lavável ou quando o filtro estiver bastante desgastado devido ao uso prolongado. Assim como os filtros de carvão ativado e filtros HEPA, se não é possível lavá-lo, pode tentar passar um aspirador de pó levemente e usando um bocal de escova de cerdas macias.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário