Como limpar o forno elétrico



A cozinha é um daqueles lugares que, devido ao seu uso diário, precisa de mais atenção durante a faxina. Acompanhe algumas dicas sobre como limpar um forno elétrico de maneira fácil e econômica.

Uma das primeiras coisas a tentar é manter o forno elétrico limpo depois do uso para evitar grandes quantidades de sujeira que podem se impregnar no eletrodoméstico com facilidade.

Além disso, quando vamos limpá-lo profundamente é necessário cobrir os buracos dos componentes eletrônicos e resistências para protegê-lo da umidade e também desconectá-lo da corrente de energia para evitar danos.

Como limpar o forno elétrico.

Leia também: como limpar o fogão.

Limpeza diária

Limpe as paredes do forno elétrico com um tecido macio, com algumas gotas de detergente neutro. Não utilize palhas de aço ou produtos abrasivos para não danificar o revestimento interno.

Lave os acessórios com detergente neutro e água. Limpar a porta de abertura com a ajuda de um tecido umedecido suave e secar logo em seguida com papel toalha.

As partes externas podem ser limpas com um pano umedecido e macio. Quando terminar, seque bem todos os componentes antes de religá-lo novamente.

Limpeza pesada

Faça uma solução de limpeza com meia xícara de sal misturado com uma xícara de bicarbonato de sódio. Depois disso, adicione um quarto de xícara de água. Misture até obter uma pasta consistente.

Aplique a pasta que acabou de fazer nas paredes, no teto e no chão do forno com a ajuda de uma escova de dentes velha ou com uma escova de lavanderia e deixe-a de molho por um dia. Feito isso, remova tudo, raspando toda a massa com as sujidades com uma espátula plástica.

Não aplicar a solução de limpeza no termostato, na resistência e nos componentes cromados para evitar riscos nas partes metálicas e umidade nos componentes eletrônicos.

Remover sujidades incrustadas

No caso de haver sujidade difícil de remover ou impregnada, pode ser usado um limpador para uso em fornos. Certifique-se de seguir as instruções na etiqueta do produto.

Como alternativa, a amônia serve para deixar o forno elétrico limpinho, sem precisar esfregar. Coloque meia xícara em um recipiente de vidro ou cerâmica dentro do forno frio e desligado e deixe durante a noite.

No dia seguinte, misture um pouco do produto com água quente e limpe-o com um pano. Fazendo isso, é possível soltar a gordura queimada e os alimentos incrustados. Quando terminar, lembre-se de fazer uma limpeza simples para remover todos os resquícios da solução antes de usar o equipamento novamente.

Dicas e informações adicionais

  • O forno elétrico autolimpante disponibiliza um recurso de conveniência que economiza tempo, sendo limpo por calor. Para utilizar o recurso ou até mesmo para fazer uma limpeza comum é recomendável seguir as orientações que estão no manual de instruções do aparelho. Fazendo isso, é possível manter o aparelho e seus componentes de aço inoxidável sem danos.
  • Se o aparelho está enferrujado, também pode acompanhar a matéria que preparamos sobre como limpar ferrugem.

Pronto, seguindo essas dicas caseiras você poderá limpar o forninho elétrico da cozinha e mantê-lo sempre em perfeitas condições.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário