Como limpar uma grelha de ferro fundido



Você está querendo saber como limpar uma grelha de ferro fundido? Uma das melhores razões para usar uma grelha feita de ferro fundido é o fato de que o metal é resistente e durável. No entanto, como qualquer tipo de grelha, limpeza regular e manutenção adequada é essencial para manter o acessório funcionando corretamente.

Ao contrário de grelhas inoxidáveis, que podem facilmente se tornar riscadas e desbotadas se você usar qualquer tipo de produto abrasivo de limpeza sobre elas, grelhas de ferro fundido são muito resistentes. Em vez de tentar evitar arranhões, o grande desafio de cuidar de uma grelha feita de ferro fundido reside na prevenção de ferrugem.

Ao comprar uma nova grelha de ferro, pode seguir as instruções do fabricante sobre como untar o objeto. Tal como acontece com panelas e frigideiras de ferro fundido, o primeiro passo para evitar que a grade de ferro fundido crie ferrugem é curá-la corretamente antes de usá-la.

Como limpar uma grelha de ferro fundido.

Leia também: Como limpar as grelhas da churrasqueira

Além disso, se você comprou sua grelha de ferro usada, poderá verificar se foi devidamente cuidada pelo proprietário anterior, simplesmente olhando para a sua condição. Se houver muita ferrugem na grelha, é provável que não tenha sido curada antes de ser usada ou não recebeu cuidados adequados durante a limpeza. No entanto, em muitos casos não é impossível restaurar uma grade de ferro fundido enferrujada.

Remover ferrugem da grelha de ferro fundido

Enquanto a ferrugem não se impregnou sobre todo o ferro da grelha, você provavelmente pode remover toda a oxidação e até estender a vida útil do objeto. É possível remover a ferrugem do ferro fundido de várias maneiras diferentes.

Primeiro, poderá começar com algum tipo de produto ou ferramenta de limpeza abrasiva, o procedimento é indicado para tirar ferrugem de qualquer tipo de metal. Escovas de aço, lã de aço e lixa de ferro são boas escolhas para limpar ferro fundido enferrujado. É possível remover toda a sujeira ou optar por utilizar uma solução de limpeza doméstica que exija um pouco menos de esforço:

  • Vinagre – Esfregue a superfície enferrujada com vinagre e deixe a solução de molho por algumas horas. Uma vez que o vinagre começa a dissolver a ferrugem, use uma escova ou lã de aço para começar a limpar a área afetada. Repita até que a ferrugem seja removida.
  • Bicarbonato – Como alternativa para o uso do vinagre, você pode tentar limpar a ferrugem da grelha de ferro fundido e outras superfícies metálicas usando uma pasta de bicarbonato de sódio e água. Coloque a pasta no acúmulo de ferrugem e deixe-a por algumas horas. Em seguida, esfregue a pasta com uma superfície abrasiva, repetindo conforme necessário.
  • Pasta de sal – Se você precisar de algo mais abrasivo do que bicarbonato de sódio ou vinagre para remover a ferrugem da sua grade de ferro fundido, faça uma grossa pasta de sal e água. Passe em toda a área enferrujada e, em seguida, use lã de aço ou uma escova dura para esfregar a ferrugem. Repetir conforme necessário.

Leia também: como limpar objetos enferrujados.

Limpeza de Grelhas de Ferro Fundido

É muito importante limpar e untar as grelhas de ferro fundido após cada utilização. Enquanto as grelhas ainda estão mornas, mas depois que o churrasco é terminado, limpe-as com toalhas de papel ou uma toalha de prato.

Se houver partículas de comida presas nas grelhas, use uma escova de arame ou uma esponja de nylon para esfregá-las. Em seguida, limpe as grelhas de ferro novamente para garantir que elas estão limpas e livres de alimentos impregnados.

Se o alimento é muito teimoso para sair facilmente quando você esfrega as grelhas ainda mornas, faça uma pasta de limpeza, misturando sal grosso ou bicarbonato de sódio com água. Aplique a pasta com uma esponja de lavanderia e esfregue a área até que esteja livre de acumulação de sujeira

Untar a grelha para manutenção preventiva

Depois de ter limpado e removido a ferrugem da sua grelha de ferro fundido, precisará untá-la esfregando toda a grelha com uma fina camada de óleo vegetal. É recomendável manter suas grelhas untadas, revestindo todo o ferro fundido com óleo de cozinha após cada limpeza ou utilização.

Repita o processo periodicamente para evitar que a ferrugem se acumule e que a oxidação apareça. Siga estas dicas sobre como limpar uma grelha de churrasqueira de ferro fundido para que seja possível mantê-la em boas condições por muito mais tempo.

Pronto! Fazendo a limpeza, poderá reduzir o acúmulo de ferrugem e assegurar o preparo de alimentos quando utilizar o grelhador. Você deve limpar suas grelhas depois de cada uso, mas você também pode fazer uma limpeza completa, pelo menos uma vez por ano.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário