Como limpar jaquetas de couro



Muitas pessoas querem aprender como se limpa uma jaqueta de couro da forma correta. Nesta matéria, deixaremos algumas dicas de como remover o mofo e bolor das peças, aprenda como acabar com a sujeira e mau cheiro, higienizando corretamente o couro das jaquetas.

Para não craquelar ou danificar o acabamento, jaquetas de couro não devem ser lavadas na máquina de lavar. Geralmente, são peças delicadas, que exigem alguns cuidados de manutenção e limpeza. Quando a peça é bem conservada, pode durar por muito tempo, mantendo o seu melhor brilho.

Por serem produtos feitos com tecidos naturais, com o decorrer do tempo, essas jaquetas podem acabar com pequenas manchas e odor característico, pois o couro respira e precisa de ventilação adequada. Para retornar ao aspecto normal, é possível procurar uma lavanderia especializada em couros ou seguir as dicas abaixo.

Jaquetas de couro.

Limpar jaquetas de couro

Antes de lavá-la, poderá usar um pano levemente umedecido com água morna, assim conseguirá remover resíduos de poeira e sujidades soltas sobre o casaco.

Como já dissemos, geralmente o couro não deve ser colocado na lavadoura. Se existem sujidades impregnadas, encha um balde com água morna e adicione um pouco de detergente ou sabão neutro. Faça a mistura até formar uma espuma consistente e, em seguida umedeça uma esponja ou pano macio na água com sabão.

Limpar a jaqueta de couro.

Limpe cuidadosamente a superfície do casaco, não aplicando muita força sobre o couro. Para enxaguar, umedeça uma esponja ou pano macio com água e remova qualquer resíduo de sabão. Para finalizar, remova o excesso de umidade com a ajuda de um pano seco, macio e que não solte fiapos.

Pendure o casaco em uma área com bastante ventilação, evitar a exposição excessiva ao sol, pois pode ressecá-lo, deixe-o secar completamente antes de guardá-lo.

Limpar jaquetas de couro por dentro

Comece limpando o forro da jaqueta. Aspire o interior com a ajuda de um aspirador de pó utilizando a força mínima, ou utilize um pano levemente umedecido em água para remover a poeira e sujidades soltas do casaco. Para que fique mais fácil, pendure-o ou deite-o em um local apropriado.

Agora, examine o forro e avalie o quanto ainda precisa ser limpo, se as sujidades e odores ainda permanecem ou você deseja fazer uma limpeza mais profunda, encha um balde com água morna e, em seguida, adicione um pouco de detergente neutro ou sabão para roupa. Para remover odores, adicione uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio ou vinagre à água.

Limpar uma jaqueta de couro por dentro.

Misture bem a água ate começar a formar espuma e, em seguida, mergulhe uma esponja macia na solução. Torça bem para não encharcar o tecido ou prejudicar a aparência do couro, que está presente no outro lado do revestimento.

Limpe o interior da jaqueta passando a esponja suavemente sobre o tecido. Quando terminar, utilize uma esponja seca ou um pano seco para retirar qualquer excesso de umidade ou sabão.

Verifique visualmente os locais que ainda precisam de atenção. Se necessário, passe a esponja com detergente novamente até que todo o forro fique limpo.

Finalize passando uma esponja umedecida em água sobre o forro e depois passe novamente uma esponja ou pano seco para secar a parte de dentro da jaqueta de couro. Seque completamente a peças antes de guardá-las.

Remover manchas e bolor da jaqueta de couro

Nunca utilize produtos de limpeza abrasivos. Quando a peça estiver muito suja ou com manchas profundas, o ideal é procurar uma empresa especializada. Se deseja tentar remover o mofo ou bolor da jaqueta em casa, é recomendável que teste em uma pequena área primeiro.

Utilizando um recipiente apropriado, misture partes iguais de água e vinagre. Agora umedeça e passe um pano macio com a mistura, limpando primeiro por fora e, em seguida, por dentro. Para obter melhores resultados, lembre-se de fazer essa manutenção sem muita pressa.

Quando terminar, coloque a jaqueta para secar, de preferencia do lado avesso e sempre à sombra, deixe secando em um local onde exista uma boa ventilação, pode demorar alguns dias até que seque por completo.

Hidratar jaquetas de couro

Depois de higienizar, precisamos hidratar a jaqueta de couro em casa para que não fique ressecada, quebradiça ou craquelada, deve-se sempre utilizar uma cera hidratante para couro apropriada, que dará uma aparência de novo, macio e brilhante.

Se deseja utilizar um hidratante de couro caseiro, pode usar o óleo de amêndoas na peça. Com a ajuda de uma pano, passe o produto no couro e espalhe por toda a área. Quando terminar, tire o excesso com um pano seco e macio. Para não guardar a jaqueta ainda úmida por causa da hidratação feita, deixe-a secando em um local com sombra e com boa ventilação.

Como passar jaqueta de couro

Depois de lavar, ou se ficar guardada no guarda-roupas por muito tempo, existe a possibilidade de surgirem marcas ou nódoas nas peças. Para desamassar a jaqueta de couro, pode-se utilizar o ferro de passar, sempre em baixa temperatura, o ideal é no nível 1 ou para tecidos delicados. Não usar ferro a vapor, para não deixá-la úmida.

O procedimento é muito simples, coloque um pano de prato branco sobre o ferro e a superfície que será passada, a jaqueta deverá ficar lisinha e retornar ao seu aspecto normal.

Dicas adicionais

  • Guarde seu casaco adequadamente, nunca utilize sacos plásticos ou capas protetoras, pode provocar mofo na peça;
  • Evite deixá-los em locais úmidos ou abafados. Nunca guarde-os molhados ou sujos e não utilize cabides finos, podem marcar o couro.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário