Como limpar joias de prata



Embora seja mais acessível do que o ouro, a prata ainda é um dos assim chamados metais nobres, é um material que vai muito bem com pedras preciosas e semipreciosas, é durável e flexível que reflete a luz melhor do que muitos outros metais. No entanto, joias de prata podem escurecer rapidamente.

Ao longo do tempo a prata pode se torna com uma aparência amarelada, de antiga e escurecida, fazendo perder o seu brilho característico. Lavar joias de prata é uma opção para quando precisamos deixá-la livre de sujidades e oleosidade.

Além disso, existem vários métodos para polir e restaurar a prata rapidamente para tê-la novamente brilhante e com sua beleza única. Aprenda a renová-la com algumas dicas e truques, utilizando materiais acessíveis e caseiros.

 

Como limpar joias de prata

Leia também: como limpar folheado a ouro e prata

Como Lavar Joias de Prata

Embora o truque não remova o aspecto escurecido com facilidade, funciona muito bem para tirar a sujeira e oleosidade dos anéis, alianças e outras peças. Preencha uma vasilha com água quente até a metade da sua capacidade.

Em seguida, adicione na água um pouco de sabão em pó para lavar a roupa. Agite a solução até o detergente ser dissolvido e formar pouca espuma.

Introduza as joias de prata na vasilha e depois de aguardar alguns minutos, retire e lave em água corrente. Se ainda existir sujidades, esfregue com uma escova macia e com a solução de limpeza. Quando terminar, esfregue com uma flanela macia para polir e secar.

Limpeza Profunda das Joias de Prata

Embora, muitas vezes pareça estar limpa, a prata também precisa passar por um processo de polimento. Este tipo de limpeza do tipo mais profunda não precisa ser feita com muita frequência, mas é uma boa opção caso você tenha notado que sua joia de prata está começando a escurecer com o decorrer do tempo e que você não tem o hábito de limpá-la periodicamente.

Limpeza com Bicarbonato e Alumínio

Para polir sem esfregar, coloque algumas tiras de papel alumínio no fundo de uma tigela pequena.

Adicione dentro do recipiente água morna e depois algumas colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Introduza as joias no recipiente e aguarde algumas minutos e, em seguida, remova cuidadosamente com a ajuda de um utensílio de plástico ou madeira.

Lave bem com água corrente, coloque as peças em um pano macio de algodão e esfregue vigorosamente para polir e restaurar o seu brilho.

Limpe joias de prata com sal

Utilize uma pequena tigela para colocar água quente até a metade.

Em seguida, adicione uma colher de sopa de sal. Agite a solução para que o sal fique uniforme em todo o recipiente.

Agora, coloque no fundo algumas tiras de papel alumínio e, em seguida, as joias. Aguarde alguns minutos para a solução de limpeza agir e tirar a sujeira da prata.

Limpeza com pasta de dente

Para que a dica funcione de forma eficaz, o ideal é utilizar pasta de dente para limpar joias de prata que seja branca. Esfregue a joia com o creme dental utilizando uma escova de dentes macia ou com a ajuda de algumas bolas de algodão.

Limpe as joias de prata escurecidas como se você estive polindo a superfície, as sujidades são removidas e o brilho é restaurado dependendo do tipo de sujeira. Lave bem com água corrente e fria, seque bem em seguida.

Limpadores de prata

Outro truque que funciona de maneira muito simples é utilizar produtos para limpar a prata. Estes produtos são facilmente encontrados e podem ser utilizados na forma de líquido ou pasta. Siga as instruções do fabricante com cuidado ao usar esses limpadores, pois eles são feitos para limpar metal e podem danificar pedras preciosas dos anéis e brincos.

Coloque todas as joias de prata no recipiente com a solução de limpeza de prata. Não deixe as peças submersas na solução por muito tempo para evitar de danificar o esmalte ou folheado da joia.

Se a solução escolhida é a massa de polir, esfregue a joia com uma escova macia ou flanela. Quando terminar, lave bem com água fria. Em seguida, esfregar com um pano macio. Desta forma, você começa a fazer o polimento na joia.

Limpe joia de prata com vinagre

É possível utilizar vinagre e bicarbonato de sódio, basta colocar suas peças de joias de prata em um recipiente com uma solução de meia xícara de vinagre para duas colheres de bicarbonato.

Agora, resta deixar de molho por aproximadamente duas horas ou até que fique brilhante.

Quando terminar, retire e enxágue as peças com água fria e seque com um pano bastante macio e limpo.

Vídeo sobre limpar joias de prata

Dicas e informações adicionais

  • Faça a manutenção do brilho e limpeza da prata em uma joalheria especializada. Para evitar de danificar o acabamento com arranhões ou manchas, uma opção é levá-las à um ourives especializado;
  • Evite usar molhos para limpar joias de prata com pedras preciosas, alguns tipos de pedra como o travertino ou turquesa são minerais porosos e podem absorver o líquido de limpeza rapidamente, estragando o acabamento e deteriorando o material;
  • Limpe joias de prata antigas com um certo cuidado, colecionadores e avaliadores de joias antigas raramente recomendam remover patina, pois isso pode diminuir o seu valor e acabar com o aspecto antigo da peça.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário