Como limpar ladrilhos hidráulicos



Ladrilho hidráulico merece cuidado especial. Se você não sabe como limpá-lo, acompanhe o nosso artigo sobre como limpar pisos e paredes com ladrilhos hidráulicos, deixe o revestimento brilhando e protegido.

O ladrilho hidráulico é um revestimento artesanal, ótima opção para que deseja substituir o azulejo ou cerâmica para compor a decoração do ambiente. Embora seja resistente, também é um material bastante poroso, por isso precisa ser tratado e limpo com cuidado.

Para impermeabilizar, e proteger o ladrilho das intempéries do tempo, o ideal é que receba no mínimo duas demãos de resina, com intervalos em cada demão.

Evite produtos de limpeza abrasivos, prefira lavar o piso de ladrilho hidráulico utilizando água e produtos neutros, Para não riscar o acabamento, use uma esponja macia. Na hora de secar prefira usar uma flanela ou pano que não solte fiapos.

Como limpar ladrilho hidráulico.

Limpeza do ladrilho hidráulico

Remova a sujeira solta ou pó usando uma vassoura de pelo. Agora, limpe o ladrilho hidráulico com água e detergente ou sabão neutro e, em seguida, seque bem o revestimento com uma flanela ou pano que não solte fiapos. Secá-lo bem ajudará a evitar manchas de água, também evitará que o pó presente no comodo grude no acabamento.

Com a ajuda de um rodo, a cada 20 ou 15 dias, deve-se aplicar cera para ladrilho hidráulico ou líquida incolor. Ajuda a reforçar a proteção e polir o piso, restaurando o seu brilho natural. Se necessário, utilize um remover de cera com detergente especifico e, em seguida, aplique a cera novamente.

Quando a resina fica comprometida, o piso antigo de ladrilho hidráulico pode ficar sujo, com aspecto encardido ou até amarelar, o ideal é consultar a opinião de um ladrilheiro ou especialista. Em muitos casos, é possível recuperar o ladrilho hidráulico para que fique com a aparência e a qualidade de um material recém aplicado.

No entanto, se deseja tentar reparar o ladrilho hidráulico em casa, pode tentar passar uma lixa fina com um pouco de água no local afetado. Outra maneira é utilizar um desincrustador, usando uma enceradeira industrial. Em todos os casos, poderá precisar aplicar a resina protetora novamente.

Dicas de conservação

  • Use sempre detergente com um pH neutro;
  • Pelo menos uma vez por ano, faça o polimento no ladrilho hidráulico.
  • Utilizar uma vassoura de cerdas macia ou de pelo para a manutenção diária;
  • Limpe imediatamente qualquer derramamento de líquido com um pano macio. Não esfregue, pois pode acabar danificando a superfície.
  • Evite arrastar móveis ou peças de metal. Pode utilizar um capacho na entrada para ajudar a minimizar e reter a sujeira.
  • Para tirar dúvida ou caso encontre dificuldade durante a instalação, é indicado consultar o fabricante ou instalador de pisos.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Deixe um Comentário