Como limpar lajotas



Utilizadas tanto em revestimentos de pisos e paredes internas como externas, as lajotas são tipos de azulejos cerâmicos versáteis e resistentes, mas que também precisam de limpezas de rotina.

As peças podem combinar com diversos cômodos como cozinhas e banheiros, por apresentar grande resistência às intempéries, também são opções para rodapés e cantos de piscina.

A limpeza da lajota pode ser realizada periodicamente com água e detergente neutro e regularmente poderá passar na área de instalação um pano umedecido em água para tirar a poeira.

Nesta matéria, deixaremos diferentes dicas e truques com tudo o que você precisa aprender para saber como limpar lajotas e fazer a sua manutenção de forma simples e eficiente.

Como limpar lajotas.

Instruções de como limpar lajotas

Para limpar o piso o primeiro passo é remover toda a poeira e partículas de sujeira solta passando uma vassoura sobre todo o revestimento e rejunte. Lajotas assentadas em paredes também precisam ser limpas com vassoura ou pano umedecido em água.

Utilize um balde para fazer uma mistura de água e detergente neutro. Coloque quantidade suficiente de sabão até formar um pouco de espuma.

Passe o pano umedecido em água e detergente neutro sobre toda lajota que será limpa, repita o procedimento até que toda a sujidade seja removida.

Use uma esponja macia para ajudar a soltar a sujeira dos cantos e locais de difícil acesso. Para limpar o rejunte da lajota use o lado áspero da esponja e, com auxílio de uma mistura de duas partes de água para uma parte de vinagre.

Remova a solução de limpeza do balde e utilize somente água para umedecer um pano que servirá para tira o excesso de umidade e sabão. Quando terminar, passe um pano seco e que não solte fiapos para deixar a lajota limpa e seca.

Dicas e informações adicionais

Em alguns casos, podem existir manchas persistentes, que não saem apenas com uma manutenção de rotina, o produto pode ter sido impermeabilizado, rejuntado ou até encerado da forma errada. Nestes casos, optar por detergente de limpeza pesada pode não ser a melhor solução. O ideal é consultar o fabricante do piso para uma melhor orientação.

Atualmente é possível melhorar ainda mais o aspecto de novo das lajotas, utilizando produtos específicos para pisos e disponíveis em casas de materiais de construção. Em geral, é possível utilizar cera para limpar e encerar pisos de lajota, encerando com cera líquida incolor, cerca de duas demãos.

Um dica pós assentamento, depois de aguardar a secagem por completo da argamassa, limpe as peças sempre com pano seco assim que iniciar o branqueamento e antes de sua secagem total.

O cimento pode aderir sobre o revestimento facilmente, pode ser difícil de ser removido. Além de utilizar um instrumento para raspagem, que não irá arranhar facilmente a superfície, podemos consultar um assentador de azulejos ou o fabricante para saber qual produto usar para limpar a lajota suja de cimento.

Manchas brancas, que podem aparecer logo após a aplicação do piso podem ser difíceis de tirar, antes de usar produtos para tirar manchas de lajotas, poderá lavá-las várias vezes com água em abundância e sabão neutro até que as sujidades sejam removidas.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário