Como limpar madeira laqueada



Para limpar esse tipo de madeira, o recomendado é primeiro passar um pano úmido regularmente para remover a poeira que se acumula sobre ela, em seguida, seque com um pano macio.

Além disso, existem produtos específicos para o tratamento de madeira laqueada, cobrindo seus riscos e rachaduras rapidamente, criando uma camada protetora para proteger a mobília. Por isso, se você considerar necessário passar qualquer produto para madeira lacada, pode fazer isso uma vez a cada quinze dias para manter o brilho.

Pode acontecer de aparecer uma mancha, sendo muito comum em madeira com laca, por isso nunca é demais esclarecer que é preciso remover a mancha imediatamente para evitar que a sujeira se impregne. Acompanhe as dicas que preparamos para manter um móvel lacado em perfeitas condições:

Como limpar madeira laqueada.

Leia também: como limpar madeira pintada

Manutenção da madeira laqueada

Um acabamento em laca parece bonito em qualquer peça de mobiliário. Na maior parte, é um acabamento suscetível a arranhões e desgaste. A limpeza da laca não é feita da mesma forma que outros tipos de acabamentos. Aqui estão alguns truques caseiros para manter a madeira laqueada de todos os seus móveis.

Mantenha a madeira seca

É preciso manter todos os seus itens lacados secos. Se você tem um mobiliário que está sujeito a umidade ou derrames de líquidos, pode ser uma boa ideia colocar uma toalha ou um pano de mesa sobre ele. Fazendo isso, qualquer umidade pode ser rapidamente contida. Se o seu mobiliário lacado for uma cômoda, mesa ou qualquer outro item que não tenha muito líquido por perto, certifique-se de limpar os derrames que podem acontecer de vez em quando.

Se colocar um vaso sobre uma superfície de laca, certifique-se de que o nível da água não seja muito alto. A água pode prejudicar o acabamento em um período relativamente curto de tempo. Com o decorrer do tempo, deixará manchas difíceis de sair, podendo remover o revestimento.

A madeira laqueada recebe uma técnica de acabamento, onde se pode escolher as mais variadas cores, sendo que podem ser brilhantes, acetinadas ou foscas.

Limpe com detergente neutro

A melhor maneira de limpar madeira laqueada engordurada ou com bastante sujeira é usar sabão neutro e água morna. Uma mistura de uma colher de chá de sabão e meio litro de água é suficiente. Torça o pano para que fique levemente úmido e limpe evitando movimentos circulares.

Uma vez que é limpo, utilize um pano seco para remover o excesso de água, tenha certeza de que o pano não tenha sujeira para evitar de arranhar a superfície. A menor sujeira pode causar estragos irreversíveis. O uso de enceradeiras domésticas também podem acabar danificando o acabamento, sendo muito abrasivo para um material tão delicado. Evite usar qualquer produto de limpeza com água sanitária ou amônia.

Proteja o acabamento

O acabamento laqueado da madeira pode ser facilmente arranhado ou até ficar amarelado. Não arraste itens metálicos ou abrasivos sobre sua superfície. Não deixe itens pesados em um lugar que possa ser derrubado. Você pode adicionar pequenos protetores de borracha ou de feltro na parte inferior de qualquer item decorativo para evitar arranhões, mantenha os móveis longe da luz direta do sol.

Removendo a Poeira

Além de bonito, quando a madeira recebe o acabamento, costuma ser bastante brilhante e exibirá poeira muito mais rápido do que outros tipos de madeira. Você deve tirar o pó com um pano macio e sem fiapos ou com um espanador. Manter a superfície seca e limpa ajudará a evitar que essas partículas duras se acumulem, ajudando a manter o alto brilho laqueado.

Dicas e informações adicionais

  • Para que o acabamento fique menos sujeito a ranhuras e manchas, precisará passar uma seladora de boa qualidade uma vez ao ano;
  • Caso seja necessário remover riscos da madeira, poderá tentar passar um lixa bem fina 220, para não arranhar o mobiliário e, em seguida, precisará polir com cera de móveis ou do tipo automotiva. Os móveis laqueados em branco ou coloridos também pode receber cera do mesmo tom do móvel para que a mancha desapareça com mais facilidade;
  • Quem deseja recuperar o brilho, pode passar lustra-móveis a base de silicone incolor, lembrando-se de passar por toda a superfície para dar um acabamento uniforme.

Como podemos perceber, a madeira laqueada não é difícil de manter, sendo uma técnica usada para revestir praticamente qualquer mobiliário. Se deseja conhecer outra matéria semelhante, pode acompanhar o artigo que preparamos sobre como limpar madeira encerada.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário