Como limpar madeira Teca



Tectona grandis é a árvore onde se obtém a madeira de teca ou teka, uma espécie nativa do sudeste asiático. A demanda por mobiliários, bem como outros objetos feitos a partir da árvore de teca é elevado devido as suas características únicas.

Apesar de sua beleza, teca é conhecida por ser uma madeira extremamente durável, mesmo quando exposta às intempéries do tempo, sol e chuva. Uma das características da teca é de não ter a necessidade de qualquer verniz, apenas limpeza e eventual hidratação.

Embora a madeira contenha óleos naturais que repelem água, mofo e insetos, os móveis, conveses, pisos e outros objetos feitos deste material precisam ser limpos regularmente. Além de restaurá-la, aprender como limpar a madeira teca corretamente permite manter suas características únicas por muito mais tempo.

Piso de madeira Teca.

Como limpar madeira Teca

A madeira teca requer pouca manutenção, mas precisa ser limpa para remover a sujeira e poeira.

Para preparar uma solução de limpeza, faça uma mistura de água com algumas gotas de detergente neutro e higienize os locais afetados com uma escova de cerdas macias.

Durante o procedimento, passe a escova fazendo o movimento orbital ou circular para não danificar os veios da madeira.

Quando terminar, enxague bem e seque logo em seguida para que as sujidades externas não se impregnem na madeira durante a secagem.

Remover manchas da madeira Teca

Existem produtos específicos para a manutenção e limpeza da madeira teca. Embora sejam eficientes, são abrasivos e não são acessíveis em termos de custo, com o decorrer do tempo podem até remover as suas características e estragar a madeira.

Além disso, esse tipo de lavagem só deve ser feita quando o piso estiver bem danificado. Se ocorrer aparecimento de manchas, mofo ou bolor sempre na mesma localidade, pode ser um problema de infiltração de água, que está danificando a madeira de baixo para cima.

Antes de passar quaisquer produtos para restaurar a teca, é necessário corrigir esse problema para depois fazer a lavagem correta.

Com o decorrer do tempo a madeira da teca adquire uma coloração acinzentada ou esbranquiçada, alguns proprietários não gostam desse tom, preferem manter a superfície sempre com um tom dourado e característico do material.

Nesses casos, depois de deixar a madeira teca limpa, poderá utilizar o Óleo de Teca para hidratar e recuperar a sua cor inicial.

Como lubrificar e hidratar madeira teca

Para manter o castanho natural de cor dourada da teca é possível passar óleo de teca anualmente. Fazer o mesmo procedimento e desde o início irá ajudá-lo a manter os tons naturais da madeira.

A lubrificação ajuda a preservar acabamentos de tecas e repele a formação de coloração futura, sujeira, mofo e bolor. Você terá que adquirir um óleo de teca de boa qualidade e, que pode ser encontrado na maioria das lojas de marcenaria. Óleo de teca é geralmente feito de linhaça ou óleo de tungue, combinada com outros produtos.

A primeira opção é a mais acessível e deixará a sua teca ligeiramente mais escura do que a sua cor natural. Já o óleo de tungue é menos acessível, mas é mais resistente e mantém a cor aproximada da madeira

A hidratação também permitirá impermeabilizar a madeira, formando uma camada protetora e ajudando a continuar a repelir água. Sempre use o bom senso ao lubrificar o seu mobiliário de teca, primeiro siga as instruções do fabricante e depois teste em um local imperceptível para verificar como o produto se comportará na madeira.

Além disso, teca que não tenha recebido os poucos cuidado necessários de manutenção e limpeza, obviamente, precisará de mais trabalho para recuperá-la.

Dicas para manter a teca

  • Para manter a coloração natural da teca, precisamos limpá-la em intervalos regulares com uma escova de cerdas macias e somente com água doce. Embora a água salgada seja um abrasivo natural e até facilite na remoção de sujidades, além do sal, o mar também tem cloro natural o que pode acelerar a corrosão de diferentes materiais próximos a madeira.
  • Se você tem pisos ou decks de madeira de teca em casa, você pode evitar uma série de arranhões e desgastes no chão, colocando capachos em todos os pontos de entrada. Evite o uso de produtos abrasivos, use vassouras macias com cerdas finas para limpar o chão diariamente.
  • Sujeiras difíceis ou manchas persistentes devem ser removidas somente com uma esponja dura e com uma pequena quantidade de sabão neutro e água. Além disso, a teca natural pode ser levemente lixada a cada dois anos de uso. O recomendado é que se utilize uma lixa grão 120 que possibilita remover imperfeições e aplicar um acabamento excelente.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário